Pastelria

17351 palavras 70 páginas
Pastelaria | Área de atuação do negócio: Comércio |

PARTICULARIDADES DA ATIVIDADE
Histórico
O pastel é um snack tipicamente brasileiro, sendo derivado do tradicional rolinho primavera da culinária chinesa. Sua introdução se deu através de imigrantes chineses, que tiveram de adaptar-se às matérias-primas disponíveis no Brasil. Contudo, sua popularização na cultura do brasileiro, veio das mãos dos imigrantes japoneses que, por ocasião da II Guerra Mundial, abriram pastelarias no intuito de se passarem por chineses, livrando-se, dessa forma, da discriminação que havia na época em razão da aliança entre alemães, italianos e japoneses.
Os princípios de manipulação e processamento de alimentos da culinária japonesa foram introduzidos nas pastelarias que tornaram-se um grande negócio dentro da colônia. Os pastéis ganharam o gosto popular por serem produtos saborosos, de rápido consumo e principalmente baratos.
A pastelaria comercializa pastéis de diversos tipos e salgadinhos em geral, com acompanhamento de refrigerantes e caldo de cana. Pela praticidade do negócio, fica opcional a venda de sucos naturais, tendo em vista que o cliente deseja fazer uma rápida refeição em tempo também muito escasso.

Mercado
O mercado de pastel tem uma enorme aceitação no Brasil, mas ainda tende a crescer. Mas, se há consumidores, também já existe muita concorrência, não apenas entre pastelarias, mas entre lanchonetes e lojas de fast-food. Por isso, procure o seu lugar no mercado. Conheça quem são seus concorrentes e procure oferecer ao consumidor alguma coisa melhor ou diferente. Para conhecer os seus concorrentes, visite algumas lojas, experimente seus produtos, verifique seus cardápios, seus preços e o movimento dos estabelecimentos. Converse com os consumidores e avalie seu grau de satisfação. Conhecendo a concorrência, você evita o risco de ficar isolado no mercado e incorrer em erros desnecessários.

Localização
O ponto comercial deve ser localizado próximo a empresas,

Relacionados