Passivo trabalhista

Páginas: 22 (5336 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE-MG

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO PASSIVO TRABALHISTA NAS ORGANIZAÇÕES

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo, identificar os pontos mais comuns em que uma empresa pode ser autuada numa reclamatória trabalhista, além de conhecer os benefícios em longo prazo que a prevenção ao passivo trabalhista pode gerar a empresa. Tema degrande relevância na atualidade, os empregadores devem estar cientes que uma boa gestão do passivo trabalhista é fundamental para a continuidade dos negócios, já que a legislação trabalhista privilegia as partes hipossuficientes em uma reclamatória, tendo a empresa à obrigatoriedade de demonstrar que cumpriu a legislação e respeitou os direitos dos empregados.

Inserido nesse contexto, estetrabalho foi elaborado dentro dos aspectos da área trabalhista, com foco na demonstração da importância de conhecer e de se fazer um planejamento para evitar o passivo dentro das organizações, utilizando da auditoria trabalhista como importante ferramenta de monitoramento do passivo.

O estudo identificou os pontos de maior conflito entre empresa x empregado, e em relação à auditoria, que tem comoobjetivo monitorar o passivo existente, também auxilia na prevenção de futuros passivos com a detecção de pontos falhos nas empresas, sendo que tais pontos só são identificados com um minucioso exame dos procedimentos, efetuados na área de Recursos Humanos, das rotinas internas dos funcionários e da relação entre empresa e empregado.

PALAVRAS-CHAVES

Passivo Trabalhista, Empregado,Contabilização.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo é parte integrante da ASPI- Atividade de Simulação profissional, trabalho proposto que envolve todas as disciplinas com objetivo de preparar o aluno para o mercado de trabalho, a fim de possibilitar um conhecimento globalizado. O resultado dessa atividade é a produção de um artigo que possibilita uma visão sistemática das atividades que estão no mercado detrabalho. Os conteúdos das disciplinas são apresentados e integrados de maneira que o aluno estude todas as atividades oferecidas com equilíbrio.

O tema proposto para o segundo semestre de 2013 foi a Contabilização do Passivo Trabalhista e sua influência nas Fiscalizações Trabalhistas. Neste artigo o principal objetivo é destacar a importância de se evitar o passivo trabalhista, uma vez que oassunto é de extrema importância e muita das vezes deixadas de lado pelos empregadores no momento de planejar o futuro da empresa. Passivo Trabalhista é toda obrigação pecuniária ou “In Natura” contraída pelo empregador, por ocasião da contratação dos empregados.

Quando há uma reclamação trabalhista, e tem-se à decisão judicial, o empregador tem pouco tempo para efetuar o pagamento ao ex-empregado,o que pode levar a empresa a dificuldades financeiras. Mediante a esse caso destacamos também a importância da contabilização que envolve todo o processo desde a contratação do funcionário até a sua demissão.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. A Contabilização do Passivo Trabalhista e sua influência nas Fiscalizações
Trabalhistas


2.2. Passivo

Basicamente são as obrigações a pagar, asquantias que a empresa deve a terceiro, conhecido também como passivo exigível: contas a pagar, fornecedores, salários a pagar, impostos a pagar, financiamentos a pagar, todos são exemplos de obrigações que a empresa assume normalmente pela entidade. O passivo exigível evidencia o endividamento da empresa, seu crescimento de forma desmedida que pode levar à empresa a concordata ou até a falência. Existemoutras obrigações, como a de fazer.

2.3. Passivo Oculto

Passivo oculto é a atitude gerencial desenvolvida por gerentes e diretores da empresa e que poderá gerar no futuro, um encargo financeiro não previsto e indesejado.  Passivo porque representa uma obrigação decorrente de atos culposos. Oculto porque não é possível ser detectado pela simples análise de demonstrativos. 

Um exemplo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Passivo trabalhista
  • passivo trabalhista
  • Passivo trabalhista
  • Passivo trabalhista
  • Passivo trabalhista
  • Passivo trabalhista
  • Passivo Trabalhista
  • Passivo Trabalhista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!