Partes de um rio e sua importancia para as pessoas

Páginas: 4 (924 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
Partes de um rio
Nascente: lugar onde o rio nasce.
Leito: lugar por onde correm as águas do rio.
Margens: terras banhadas pelas águas do rio. O rio tem duas margens: esquerda e direita. Paralocalizá-las é preciso posicionar-se de costas para o lugar onde o rio nasce. Do seu lado direito localiza-se a margem direita e do esquerdo a margem esquerda.
Foz: lugar onde o rio desagua, no mar ounoutro rio.
Quando um rio desagua noutro rio, recebe o nome de afluente.
Subafluente: quando o rio desagua no afluente de um rio.
Em certos períodos do ano o volume das águas dos rios aumenta: é aépoca das cheias. Noutro período, diminui: é a época da vazante. Essa variação do volume das águas de um rio durante o ano é chamado regime fluvial.
Pode-se dividir um rio em três partes: o alto, omédio e o baixo curso. Alto curso: é a parte mais próxima da nascente. Médio curso: parte intermediária do rio. Baixo curso: é a parte mais próxima da foz.
Quanto à altitude, os rios podem ser deplanície, quando correm em terreno plano, sem encontrar obstáculos. Os rios de planície são bons para navegação. Rios de planalto: correm por terrenos acidentados, geralmente são caudalosos e apresentamquedas de água. Eles são pouco navegáveis, mas podem ser aproveitados para a produção de energia eléctrica.
Existem rios temporários e rios permanentes. Os rios temporários secam nas grandes estiagens,isto é, nas épocas de seca. Já os rios permanentes recebem muita água e não secam nunca.
A IMPORTANCIA DOS RIOS
Os rios, ou cursos fluviais, sempre foram, e são até hoje, um dos mais importantesrecursos para a sobrevivência da humanidade. São eles que nos fornecem grande parte da água que consumimos, que usamos para produzir nossos alimentos, de que necessitamos para nossa higiene e queutilizamos para irrigar o solo das áreas agrícolas.
Além disso, os rios também são muito importantes pelo fato de serem usados, em várias regiões, como vias naturais de circulação, ao longo das quais as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • importância dos rios
  • Importancia do Rios
  • A Importância da Parte Experimental na Escola
  • RIO VERMELHO Parte Escrita
  • Coment Rios Da Primeira Parte
  • Relat rio parte III
  • Relat rio Parte I
  • a importância das pessoas na organização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!