Paredetividade

776 palavras 4 páginas
Paredetividade

Professor: Rodrigo Acosta
Disciplina: Arte
Ano: Todos os Anos

Introdução/Justificativa
Sabemos que a escola faz parte de um ambiente “vivo” onde tudo e todos são extremamente importantes para o desenvolvimento coletivo. E que muito do que é produzido em diversas atividades é somente exposto o produto final ou não é compartilhado. Pensando nisso levantei uma série de questões:

• O que acontece antes do produto final?
• Será que foi produzido de “fato” pelo aluno?
• O aluno desenvolveu a coletividade entre os colegas?
• O restante da escola pôde participar do processo, “agregando e absorvendo”?
• Ele realmente avaliou que aquela atividade beneficiou o seu desenvolvimento?
• Ele desenvolveu respeito pelas atividades dos colegas, e por sua própria atividade?

Esta e algumas outras questões me fazem refletir sobre qual a real função do professor em e a função do aluno. Como gerar autonomia no aluno de forma efetiva e construtiva, e fazer que ele desenvolva um trabalho coletivo e responsável.
Acredito que o processo de criação é a parte mais importante de todo o trabalho sendo o produto final a “ponta de um iceberg”, que muitas vezes pode ser “maquiado”, ou seja, poderá valorizar a estética do belo e não os conceitos e conteúdos agregados.
Surgiu então o projeto Paredetividade, onde os alunos desenvolvem suas atividades artísticas do começo ao fim de forma coletiva (todas as turmas podem participar de uma mesma atividade), seguindo as orientações do educador, desde a construção do suporte forrando as paredes com jornais (para não estragar a pintura), pois, grande parte do projeto é desenvolvida no ambiente externo a sala de aula, fazendo com que os transeuntes participem de todo o processo de criação.
Acredito que com esta atitude fica mais fácil fazer com que o aluno adquira o respeito pela produção dos colegas, e também a conscientização pelo patrimônio individual e publico, desenvolvendo a troca de experiências e a

Relacionados