PARECER JUR DICO CAMILA

Páginas: 2 (286 palavras) Publicado: 30 de abril de 2015

PARECER JURÍDICO

EMENTA
Direito Civil. Possibilidade de negócio jurídico. Mandatário realizado por menor de 18 anos não assistido, a fim de proceder a venda de uma casa.
RELATÓRIOPedro Paulo Correia, 25 anos de idade, solteiro, servidor público, portador do CPF n. 401.300.300-00, constituiu, como mandatário, seu irmão caçula, Marcos Paulo Correia de 17 anos de idade,brasileiro, estudante, portador do CPF n. 200.200.200-00, a fim de que ele procedesse à venda de uma casa, tendo o referido mandatário realizado, desacompanhado de assistente, negóciojurídico em nome de Pedro.
“É o relatório. Passo a opinar”.
DA FUNDAMENTAÇÃO
Segundo Maria Helena Diniz, 
“O mandato apresenta como caracteres jurídicos a contratualidade, arepresentatividade e a revogabilidade.”
Uma vez o menor, relativamente incapaz, não poderá realizar negócio jurídico sem a presença de seu assistente, sob pena de se anular negócio, conforme nos cita oart 171, inciso I do código civil.
“Art-171 Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico:
I – por incapacidade relativa do agente;”
Entretanto, háexceções em que menor relativamente incapaz pode praticar, sozinho, atos jurídicos, como, por exemplo, o de aceitar mandato. Assim, o irmão de Pedro, relativamente incapaz, pode ser mandatário.Conforme dispõe o art.666 do código civil.
“Art-666 O maior de dezesseis e menor de dezoito anos não emancipado pode ser mandatário, mas o mandante não tem ação contra ele senão deconformidade com as regras gerais, aplicáveis às obrigações contraídas por menores.” 
Razão pela qual o negócio por ele realizado na condição de mandatário é plenamente válido. O mandante quefizer má escolha deverá responder pelos atos do mandatário, nos limites por ele outorgados.

É O PARECER


____________________________________________
CAMILA PEREIRA
OAB/GO - 65379
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PARECER JUR DICO
  • PARECER JUR DICO
  • PARECER JUR DICO
  • Parecer Jur Dico
  • Parecer Jur dico
  • PARECER JUR DICO
  • PARECER JUR DICO
  • PARECER JUR DICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!