PARASITOSE

Páginas: 5 (1061 palavras) Publicado: 16 de abril de 2015
Aluna: Gleice Santos de Oliveira
mat: 13111020012
Polo: São Gonçalo
Parasitoses e Meio Ambiente

O vídeo "Saneamento, o básico inexiste" – análise crítica

O estudo estima que 14,3 milhões de moradias não têm água encanada e 35,5 milhões vivem sem coleta de esgoto. As informações são provenientes do cruzamento de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério dasCidades, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa sugere que a queda na eficiência de trabalhadores e estudantes é causada por doenças provocadas pela ausência de saneamento, como as infecções gastrointestinais, que levam a diarreia e vômito – resultantes do consumo de água contaminada.
Segundo o relatório "Benefícios econômicos da expansão do saneamento brasileiro", essadeficiência de infraestrutura influencia a posição do país nos principais índices de desenvolvimento, como o de mortalidade infantil e longevidade da população.

No contexto mundial, o país ocupa a 112ª posição num ranking de saneamento que engloba 200 países. A pontuação do Brasil no Índice de Desenvolvimento do Saneamento -- indicador que leva em consideração a cobertura por saneamento atual esua evolução recente -- foi de 0,581 em 2011, inferior às médias da América do Norte e da Europa. O índice brasileiro também está abaixo do de países latino-americanos como Honduras (0,686) ou Argentina (0,667).
A falta de saneamento básico nas cidades pode afetar a economia nacional por reduzir a produtividade do trabalhador, impactar o aprendizado de crianças e jovens, além de afastar o interesseturístico de regiões que sofrem com o despejo de esgoto e ausência de água encanada.
O saneamento básico é um fator fundamental, mas não único, para a melhoria das condições de vida da população, devendo ser incorporado a um modelo de desenvolvimento que contemple também as questões sociais.

Várias doenças podem ser transmitidas quando não há coleta e disposição adequada do lixo. Os mecanismosde transmissão são complexos e ainda não totalmente compreendidos. Como fator indireto, o lixo tem grande importância na transmissão de doenças através, por exemplo, de vetores que nele encontram alimento, abrigo e condições adequadas para proliferação. São muitas as doenças relacionadas ao acúmulo de lixo e a sua falta de tratamento.

TABELA 1 - Doenças relacionadas com o lixo e transmitidas porvetores
Vetores
Formas de transmissão
Principais doenças
Ratos
através da mordida, urina e fezes; através da pulga que vive no corpo do rato
peste bubônica; tifo murino; leptospirose.
Moscas
por via mecânica (através das asas, patas e corpo); através das fezes e saliva.
febre tifóide; salmonelose; cólera; amebíase; disentería; giardíase.
Mosquitos
através da picada da fêmea.
Malária;leishmaniose; febre amarela; dengue; filariose.
Barata
por via mecânica (através das asas, patas e corpo);através das fezes.
febre tifóide; cólera; giardíase.
Suínos
pela ingestão de carne contaminada
cisticercose; toxoplasmose; triquinelose; teníase.
Aves
através das fezes.
toxoplasmose.
Fonte: Barros et al. (1995)

A presença de coliformes fecais é indicação de contaminação fecal. Quando seobserva presença de bactérias do grupo coliforme, considera-se a água como contaminada por fezes. Estes coliformes também podem ser encontrados no solo, nos alimentos. Essas bactérias são oriundas da presença de animais que utilizam o rio para dessedentação ou de esgotos sanitários que são lançados diretamente no rio, tornando a água imprópria para o consumo.

TABELA 2 - Doenças relacionadas comas fezes
Grupo de doenças
Formas de transmissão
Principais doenças
Formas de prevenção
Feco-orais (não bacterianas)
Contato de pessoa para pessoa, quando não se tem higiene pessoal e doméstica adequada.
poliomielite; hepatite tipo A; giardíase; disenteria amebiana; diarréia por vírus.
• implantar sistema de abastecimento de água; • melhorar as moradias e as instalações sanitárias....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • parasitoses
  • Parasitoses
  • Parasitose
  • Parasitoses
  • PARASITOSE
  • Parasitoses
  • Parasitose
  • Parasitoses

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!