PARALELO ENTRE O POEMA O HOMEM, AS VIAGENS, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, E OS OBJETIVOS CENTRAIS DA POLÍTICA HUMANIZA SUS

349 palavras 2 páginas
O poema de Carlos Drummond de Andrade propõe ao homem uma viagem interior, individual, de autoconhecimento, cujo destino é a descoberta da alegria de conviver, de viver em conjunto. Traz-nos a ideia de que a imersão em nós mesmos, conhecer melhor nossos sentimentos e necessidades, pode nos fazer conhecer melhor o outro, seus sentimentos e necessidades, e assim melhorar a coletividade.

Nos objetivos centrais da política “Humaniza SUS”, apresentados no texto, destacam-se termos como: autonomia, protagonismo, corresponsabilidade, vínculo solidário, participação coletiva e diversidade. Esses conceitos nos remetem a uma ideia tanto de individualidade (autonomia, protagonismo) como de coletividade (corresponsabilidade, vínculo solidário, participação coletiva, diversidade), e fica evidenciado que se quer que as atitudes individuais se somem para que a coletividade tenha um ganho. O objetivo dessas diretrizes é que o SUS tenha um ambiente mais acolhedor e um serviço de saúde de mais qualidade.

Em sua escrita o texto do “Humaniza SUS” é bonito, justo e expressivo, e nos dá a sensação de valorização do indivíduo com consequente valorização também da coletividade. Traz a ideia de um sistema de saúde sólido e mais humano.

Mas até hoje a saúde pública brasileira (SUS), como sabemos, é um caos: filas, meses para marcação de consulta, faltam leitos, faltam profissionais da saúde, estrutura física sem condições, péssimo atendimento, etc. O que falta então, já que a política Humaniza SUS foi instituída em 2003? Por que não funciona?

Para que essas diretrizes sejam de fato atingidas, é essencial que todos os envolvidos (gestores, trabalhadores e usuários) estejam comprometidos. É necessário, antes de tudo, que todos façam a viagem que propõe Drummond. Desde o Ministro da Saúde até a atendente do Posto de Saúde. Que primeiro, conheçam a si mesmos, seus anseios e suas necessidades, se humanizem; para então entenderem o que é o anseio e a necessidade da coletividade, e

Relacionados