Paqu Metro Thiago Siqueira Paix O Aula 03

690 palavras 3 páginas
Paquímetro Disciplina: Física Experimental I
Nome: Thiago Siqueira Paixão
Turno: Noturno

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO/FACITEC thiagosiqueirapaixao@gmail.com Resumo – Este trabalho tem como objetivo o estudo do Paquímetro e micrometro, descrevendo Vernier e o Paquímetro e sua precisão e Parafuso Micrométrico e suas precisões, demonstrando os tipos instrumentos existentes e a maneira correta de se fazer a leitura. Detalhando assim com exemplos os experimentos realizados em sala de aula ministrada pelo prof. Vinício Ferreira de Física experimental I.

I. INTRODUÇÃO (Paquímetro);

O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.
Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.
II. PRECISÃO DO PAQUIMETRO.
O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.

No exemplo ao lado, o nônio está dividido em 10 partes iguais e que equivalem a 9mm, ou seja, o primeiro traço do nônio está 1/10 mm antes do traço da escala fixa, o segundo está a 2/10 e assim por diante.

III. TIPOS DE PAQUÍMETROS. Paquímetro universal:

É o paquímetro mais utilizado. Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos.

Paquímetro duplo:
Serve para medir dentes de engrenagens.

Paquímetro digital:

Utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe e ideal para controle estatístico.

Paquímetro de profundidade:

Serve

Relacionados