PAPILOMA VIRUS HUMANO

Páginas: 11 (2729 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2013
ASPECTOS EPIDEMIOLOGICOS DO PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV)









São José
2013
Introdução

Human Papilomavirus ou HPV
  Os papilomavírus possuem predileção por tecidos de revestimento (pele e mucosas) e provocam na região infectada alterações localizadas queresultam no aparecimento de lesões decorrentes do crescimento celular (células) irregular. Estas lesões são denominadas verrugas ou são conhecidas popularmente como "crista de galo".
Existente desde a antiguidade, as infecções genitais pelo HPV chamaram atenção a partir da década de 80, quando se identificou a correlação destas lesões como câncer de colo uterino. Mais de 100 tipos até o momentoforam identificados, dos quais apenas 30 tipos podem infectar a região genital feminina e masculina.
Nas páginas seguintes veremos como o vírus se manifesta nos indivíduos, observando as propriedades do bioagente e como este se comporta dentro do organismo humano.















HPV
O Papilomavírus Humano é um vírus que infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de100 variações diferentes. Pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. Também conhecida como condiloma acuminado, crista de galo. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas aoaparecimento de câncer) dependendo da imunidade de cada indivíduo.

Infectividade

A infectividade do HPV é alta, estimando-se que 60% dos parceiros de pacientes infectados adquirem o vírus após um único contato sexual. As lesões ocorrem em áreas sujeitas a trauma durante o ato sexual, pois é necessária a existência de lesões epiteliais para penetração do vírus. O grau de contágio é relativamentealto, onde as lesões provocadas pelo HPV se disseminam rapidamente pelas regiões circunvizinhas através de um processo de auto-inoculação. É importante lembrar que o HPV penetra na pele a partir de células basais e parabasais.

Patogenicidade

Os HPVS infectam a pele e mucosas e iniciam o ciclo infeccioso no momento em que penetram as camadas mais profundas do tecido epitelial da cérvice uterina,em especial na junção escamo-colunar ou em regiões com micro lesões que podem ocorrer durante o intercurso sexual. Após um período de incubação, que varia de meses a anos, podem surgir manifestações clínicas como lesões vegetantes (verrugas) até o câncer cervical.

Virulência

O HPV tem a sua virulência aumentada, onde a infecção do trato genital pelo HPV representa a doença viral sexualmentetransmissível mais comum na atualidade, afetando cerca de 20% a 40% da população feminina sexualmente ativa e é um problema importante de saúde pública devido à sua associação evidente ao câncer do colo uterino na mulher e potencialmente a outras doenças malignas ano-genitais. O HPV, um vírus de DNA que infecta as células epiteliais estratificadas de maneira específica, pode causar umadiversidade de doenças na mulher, que incluem desde o aparecimento de lesões benignas da genitália externa e interna (verrugas genitais), até o desenvolvimento de displasia cervical e do câncer do colo uterino.

Dose Infectante

A partir do momento que o indivíduo entra em contato com a mucosa (lesão/verruga) do hospedeiro suscetível, o vírus já começa a se difundir no organismo.
O HPV pode levar ohospedeiro a óbito se este não se prevenir adequadamente. Entretanto, se o indivíduo estiver infectado com o vírus do tipo 16,18,31 e 45, pode ocorrer mutação, consequentemente, causando cânceres que poderão se tornar de alto risco e quando não tratados, o resultado final é o próprio óbito.

Poder Invasivo

Após o contato com uma pessoa infectada, o vírus prenetra no hospedeiro através de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HPV
  • Hpv papiloma virus humano
  • O Papiloma Virus Humano
  • papiloma virus humano
  • Vírus do Papiloma Humano
  • Papiloma Vírus Humano
  • Hpv
  • HPV papiloma virus humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!