papiloma virus humano

Páginas: 6 (1364 palavras) Publicado: 26 de março de 2014






Papíloma
Vírus
Humano
(HPV)











- Aluno: João Pedro Vale Oliveira Nº9 12ºA
- Professora: Isabel Sanches
-Disciplina: Biologia





Índice

Introdução Pág.2

O que é o HPV Pág.3

É um virus frequente? Pág.4

Como se transmite Pág.4

Quais os sintomasPág.5

Como podem ser tratados Pág.6

Medidas de protecção e prevenção Pág.7

-Vacinação Pág.7

-Medidas para minimizar o risco de HPV Pág.7

Conclusão Pág.8

Bibliografia Pág.9
Anexos














Introdução




Neste trabalho irei abordar o papiloma vírus humano (HPV) queafecta cerca de 70% da população sexualmente activa.
Escolhi fazer um trabalho sobre este vírus porque acho bastante intuitivo principalmente para a juventude que não estão a par desta doença cometendo vários erros que os levam a ser portadores ou já com algum tipo de infecção. Este trabalho tem como objectivo apresentar e responder a perguntas do tipo: o que é, como se transmite, quais ossintomas, como podem ser tratados e ainda métodos de prevenção e protecção.
Entretanto vou fazer uma breve apresentação do que é um vírus.
Os vírus, do latim vírus que significa fluido venenoso ou toxina. São seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou osdois juntos (citomegalovírus).

















2




1. O que é o papiloma vírus humano (HPV)?



O HPV (papiloma vírus humano) tal como o nome dá a entender é um vírus que afecta o ser humano e é capaz de infectar a pele e algumas mucosas, podendo originar o aparecimento de lesões. Lesões estas que se chamam papilomas (ou condilomas acuminados ouverrugas genitais (img.3) quando a área afectada é a anogenital e chamam-se verrugas (img2 e img3) ou “cravos” quando surgem nas outras partes do corpo (mais frequente em mãos e pés. O diagnostico desta infecção tem especial importância na mulher, devido á possibilidade de associação do HPV a doença maligna do colo do útero (cancro do colo do útero). Esta infecção está também associada ao cancroanal em ambos os sexos
Sabe-se que as maiorias das infecções são transitórias, isto é, curam-se por si próprias. Conhecem-se mais de 100 subespécies deste vírus. Cada subespécie localiza-se numa parte do corpo diferente.

















3








2. É um vírus frequente?



Estima-se que 70% da população mundial sexualmente activa irá terpelo menos uma vez uma infecção por HPV, mas a grande maioria tem um sistema imune e consegue eliminar a infecção do organismo. Embora se calcule que 10-20% da população sexualmente activa seja portadora, apenas 1% apresenta papilomas.








3. Como se transmite?


O HPV é transmitido, na maioria das vezes, por contacto directo com a pele infectada, durante as relações sexuais. Apósa transmissão do vírus este fuça nas camadas mais superficiais da pele e mucosas e aí permanecem sem se multiplicarem durante meses ou anos, não provocando qualquer lesão ou infecção. Quando o vírus se multiplica provoca o aparecimento das lesões ou infecções. Durante o parto a mãe pode contagiar o bebé se a mãe tiver a infecção.












4







4.Quais os sintomas?


O HPV normalmente provoca uma infecção silenciosa, isto é, muitos dos infectados não têm sintomas pelo facto de as verrugas estarem presentes mas não visíveis por se encontrarem numa parte interna do corpo ou por serem muito pequenas.
Manifesta-se por pequenas formações em crista de galo, que crescem e confluem originando pequenas “amoras” ou massas maiores com aspecto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HPV
  • Hpv papiloma virus humano
  • O Papiloma Virus Humano
  • Vírus do Papiloma Humano
  • PAPILOMA VIRUS HUMANO
  • Papiloma Vírus Humano
  • Hpv
  • HPV papiloma virus humano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!