Paper novo

Páginas: 35 (8563 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2015
UNIASSELVI
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI


PRODUÇÃO ENXUTA
LEAN MANUFACTURING



Ivanilda Vieira
Maria de Jesus
Francisco Ruy
Izandro Brasil
13/06/15



RESUMO

Dentre os fatores críticos de sucesso das empresas, destaca-se a escolha do sistema de produção que estas devem adotar. Tal sistema deve estar alinhado com seus objetivos e deve garantir seu desenvolvimento e suasobrevivência no mercado. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é elucidar o conceito de manufatura enxuta e explanar as inúmeras vantagens que a adoção deste modelo de produção pode gerar a uma organização. Para tanto, realiza-se num primeiro momento a contextualização histórica deste sistema, bem como a explicação de seus princípios básicos e dos sete tipos de desperdício que este sistemaprocurar minimizar. Em sequência é realizado um estudo de caso em uma indústria de equipamentos eletrônicos que adota o Lean Manufacturing, dando enfoque aos benefícios gerados pela utilização de uma ferramenta característica deste sistema, kanban .

Palavras-chave: manufatura enxuta, kanban, lean manufacturing


1. INTRODUÇÃO


O advento da globalização e o surgimento de novas tecnologias fizeramcom que o mercado mundial se tornasse cada vez mais competitivo, o que obrigou as empresas a diminuir custos e aumentar a qualidade de seus produtos.
A necessidade de crescimento e sobrevivência das empresas resultou na busca por métodos mais eficientes de produção. O foco no combate ao desperdício de tempo, ao excesso de estoque, à falta de padrões e à baixa qualidade fez surgir uma nova filosofiagerencial, a “Manufatura Enxuta”.
A origem da filosofia de produção enxuta vem do final da Segunda Guerra Mundial, momento em que a indústria japonesa automobilística, especialmente a Toyota Motor Company, tentou superar o modelo americano através da utilização de novos métodos que tinham como linha base produzir mais com menos (SHINGO, 1996).
De acordo com Werkema (2006), “o Lean Manufacturing éuma iniciativa que busca eliminar desperdícios, isto é, excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa”.
Para Womack e Jones (1998), o sucesso do Sistema Toyota consiste na utilização de cinco princípios básicos: definir o que é valor para o cliente, definir o fluxo de valor, fazer com que tal fluxo seja contínuo, sendo puxado pelo consumidor e primar pela excelência.Embora tenha nascido na indústria automobilística, o Lean Manufacturing pode ser utilizado por quaisquer empresas manufatureiras que buscam por sistemas eficientes e capazes de enfrentar os novos padrões econômicos. Os resultados da implantação dessa filosofia são enormes, pois a eliminação de desperdícios tem importância fundamental no processo. Shingo (1996) identificou sete tipos de perda quedevem ser eliminados do processo produtivo: perda por superprodução, perda por tempo de espera, perda por transporte, perda por processamento, perda por movimentação, perda por produtos defeituosos ou retrabalho e perda por estoque.
Assim, o Lean Manufacturing, Sistema Toyota de Produção ou Manufatura Enxuta pode ser entendido como a união de uma filosofia de produzir somente o necessário (e nomomento necessário) com uma metodologia para eliminar desperdícios agregada à utilização de um conjunto de ferramentas, permitindo que o processo de melhoria contínua se estabeleça dentro da empresa.


1.2 OBJETIVO GERAL

Em meio à alta competitividade empresarial e às altas flutuações da demanda, é imprescindível que as organizações busquem métodos de produção que estejam alinhados com seusobjetivos e que permitam a sua sobrevivência no mercado. Neste contexto, o Lean Manufacturing vem demonstrando ser uma excelente estratégia para organizações que almejam melhores custos, flexibilidade, qualidade e atendimeno. Dessa forma o principal objetivo de nosso trabalhho é observar a aplicação da ferramenta kambam na Empresa Flex Industries uma empresa de componenetes eletrônicos, além de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paper O Estado Novo PDF
  • LEONIR PAPER Novo
  • Novo Paper Racismo
  • Paper
  • Paper
  • paper
  • paper
  • Paper

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!