PAPER 5 FASE sibele fabi e ju

3357 palavras 14 páginas
MUSICALIZAÇÃO E LÚDICO NO CONTEXTO PRÁTICO E TEÓRICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Fabiana da Silva Costa
Juliana Pacheco Antunes Redivo
Sibele Mendonça de Sá
Professora Tutora Externa: Silviane Silvano Goulart
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (0568) – Prática do Modulo V
09/06/2014

RESUMO

Por muito tempo os jogos, músicas e brincadeiras eram considerados como passatempo, sem outros objetivos. Era a forma que as crianças utilizavam o tempo livre. As brincadeiras eram feitas sem ter qualquer significado pedagógico. Os brinquedos que existiam eram somente para distrair, enquanto seus pais trabalhavam, faziam suas obrigações ou conversavam. Atualmente, sabe-se que as brincadeiras e jogos infantis com a música são representações da vida real da criança, e que ajudam a desenvolver sua capacidade de imaginar, socializar, pensar e agir por si própria sem depender de um adulto para ensinar. Essas atividades são essenciais na formação integral da criança, principalmente quando ela está na fase da educação infantil. O presente estudo tem como objetivo verificar a influência do lúdico e da musicalização no contexto prático e teórico na educação infantil, para entender como a criança aprende através da ludicidade e musicalização no processo de ensino/aprendizagem, bem como no desenvolvimento global da criança. Ainda abrange a importância dos jogos, brinquedos, brincadeiras e música para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

Palavras-chave: Lúdico; Música; Educação Infantil.

1 INTRODUÇÃO

O brincar é considerado como algo essencial para o desenvolvimento, o aprendizado e a socialização da criança. Esses momentos em que as crianças brincam são bastante significativos, pois podemos perceber como elas organizam seus sentimentos, ideias, conflitos e apropriam-se da cultura e dos mais diversos signos sociais.
Para Vygotsky (1998) o brincar é uma atividade social em que a criança constrói e reconstrói simbolicamente a realidade, representa o

Relacionados