Papel do jornalista na era digital

Páginas: 6 (1269 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
O papel do Jornalista na Era Digital


Jornalistas, professores, estudiosos, entre tantos outros, questionam-se sobre o valor do papel do jornalista no mundo atual. Estamos vivendo numa sociedade que está ligada a uma característica marcante, que é a crescente velocidade na troca de informações. É um mundo completamente globalizado, marcados cada vez mais por avanços tecnológicos. Qual seriaentão a missão dos jornalistas diante a essa sociedade hiperestimulada o tempo todo? Como narrar e reproduzir os acontecimentos ganhando a atenção do leitor?
As pessoas hoje valorizam a informação de forma que quanto mais rápida ela for obtida e transmitida maior será o valor que ela terá. O jornalista precisa acompanhar mais do que nunca as mudanças na era digital. O profissional decomunicação precisa saber lidar com as recentes transformações do mundo moderno, assim como foi com o rádio e televisão e posteriormente com a internet que revolucionou o jornalismo. Com tudo isso, a quantidade de informações aumentou radicalmente. É aí que o jornalista precisa saber fazer uma seleção daquilo que interessa ao receptor. No meio de tanta seleção de conteúdos o jornalista acaba virando ummediador, mas o que difere um jornalista do outro é a maneira que ele vai narrar e interpretar as informações. A criatividade conta muito, pois é um meio de atrair os leitores. Muitos utilizam uma forma de chamar atenção um tanto quanto grotesca. A imparcialidade também faz com que uma notícia se torne mais interessante.
Como já falamos o jornalista precisa estar em constante aprimoramento, semprerepensando a sua atuação no meio em que vive pois se tem um papel que não se pode definir precisamente é o do jornalista. Ele tem mil funções e como disse um dos maiores jornalistas do Brasil, Roberto Cabrini: “O jornalista não pode ficar preso a um roteiro, tem que ter a capacidade de reagir a novos acontecimentos. A estrela é a notícia.” Ele que tem a capacidade de gerar e modificar contextos, alémde poder contribuir para transformar a sociedade para melhor.
Para ter sucesso na vida, o profissional da área tem que ajudar a vida das pessoas, tem que dar a informação pra que a pessoa possa escolher o que é melhor para ela com base nesses dados. Mas falamos de escolha, de ser “Formadores de opinião”. Manipular o leitor e fazê-lo acreditar em tudo que você escreve, sem fazer com que eleconteste, não é o correto. Por isso digo que muitos não querem ser formadores de opinião e somente “Líderes de opinião”. Sabemos que não há de fato uma isenção total, pois crescemos com valores, temos nossos preconceitos, mas é preciso sempre lutar contra eles.
O verdadeiro jornalismo está nas ruas e não somente na informação em si. É preciso conhecer sobre o que está se falando, especializar-se nãosomente em uma área e não desprezar nenhum meio de comunicação seja ele qual for. Antes o jornalista deveria ser especializado em áreas específicas, agora deve ser multimídia, trabalhar com todos os meios e interpretar a informação e colocá-la a disposição de forma criativa O papel continua a ser o mesmo, o que muda são as maneiras ou os métodos que ele deverá usar. Na chamada era digital, essasnovas mídias permitem que o jornalismo se torne cada vez mais rápido e influente, pois basta apenas um clique e a notícia pode ser espalhada pelo mundo. Por um lado vemos que essas novas transformações trazem uma oportunidade de crescimento para o atual jornalismo, pois é possível a digitalização de revistas e jornais, tornando o custo mais baixo. Há também uma relação de interação com o receptor,que pode expor sua opinião facilitando e aumentando ao fluxo de informações. O jornalista acaba tendo uma maior liberdade para falar sobre qualquer tema, pois não há de fato uma censura. Essas novas formas de informação abriram portas e janelas para uma nova visão de mundo e análise. Assim o trabalho do jornalista fica bem mais exposto deixando-os mais vulneráveis, pois seus erros têm maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O papel do radio na era digital
  • Jornalismo cidadão
  • O papel da inclusão digital na educação musical
  • Impresa papel x imprensa digital
  • Uma reflexão sobre o papel do designer em obras do meio digital
  • A geração Z e o papel das tecnologias digitais na construção do pensamento
  • Alfabetização cartográfica e o ensino de geografia: do papel ao meio digital
  • O PAPEL DA ESCOLA E A NECESSIDADE DE UMA CULTURA DE INCLUSÃO DIGITAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!