Papel do engenheiro civil na proteção do meio ambriente

301 palavras 2 páginas
lém de proporcionar uma visita inesquecível aos turistas, a Cataratas do Iguaçu S.A. preocupa-se em desenvolver ações de preservação da natureza, afinal está localizada dentro de uma das maiores unidades de conservação e proteção da Mata Atlântica no Brasil – o Parque Nacional do Iguaçu.

O respeito ao meio ambiente esteve presente desde o início das obras de revitalização da unidade, com o uso de materiais de mínimo impacto ambiental e que se integram à natureza.

A concessionária mantém um bosque na região do estacionamento, que todo ano recebe muda de árvores típicas, visando compensar a emissão de carbono gerada pela empresa.

O mesmo ocorre no sistema de transporte implantado no parque, que utiliza frota de ônibus que respeita a legislação e possui tecnologia avançada, menos agressiva ao ambiente.

Da mesma forma, com a implantação do sistema de transporte coletivo, foi limitado o trânsito de ônibus de turismo e de carros na unidade, reduzindo a queima de combustíveis, os ruídos e a possibilidade de atropelamento de animais.

Outras ações de preservação realizadas pela Cataratas S.A. foram a implantação de uma estação de tratamento de esgoto, com capacidade para tratar 350 mil metros cúbicos por dia; uso de torneiras com fechamento automático, para reduzir o consumo de água; recolhimento e separação de materiais recicláveis.

A utilização de produtos biodegradáveis e reciclados; coleta diária de dejetos orgânicos; e encaminhamento de óleo e de lixo hospitalar a empresas especializadas constituem outras medidas em prol do meio ambiente.

Conscientização — A educação ambiental também é incentivada pela concessionária, por meio do repasse de informações de preservação aos funcionários, que acabam as retransmitindo aos turistas. Ainda nessa linha, a empresa isenta do pagamento de transporte os alunos, professores e pesquisadores dos 14 municípios do entorno da unidade que frequentam a Escola Parque.

Clique na foto para

Relacionados