Panorama da reciclagem dos resíduos da construçãi civil em fortaleza-ce

2944 palavras 12 páginas
PANORAMA DA RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM FORTALEZA-CE

FRANCISCO CAMPELO MATOS NETO. 1

1 Acadêmico do Curso de Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Maracanaú. E-mail: campelo_engambiental@hotmail.com

RESUMO

O objetivo deste artigo é discutir os impactos ambientais caudados pela taxa crescente de geração de resíduos da construção civil e sua disposição inadequada, analisando a legislação atual a Resolução CONAMA 307/2002 observando a atual situação que se encontra o município de Fortaleza-Ce em relação ao aspecto de reciclagem e destinação final desses resíduos.

Tem-se como enfoque a reciclagem desses resíduos, mas está deve ser posta em prática, após tentar-se os processos de redução e reutilização, sendo estes mais práticos e menos onerosos.

São sugeridas medidas capazes de viabilizar a prevenção da geração desses resíduos, métodos de reutilização e reciclagem. Aplicadas essas medidas tem-se como resultado uma redução da geração dos RCC, menor custo na gestão dos resíduos sólidos na cidade e menor impacto ambiental.

Observa-se o cenário humilde em que se encontra o município em relação a uma gestão diferenciada e um gerenciamento eficaz, mas que ainda pode ser alterado através do compromisso com a cidade e com a população.

PALAVRAS-CHAVE: resíduos da construção civil, reciclagem, destinação, gestão, gerenciamento, redução.

ABSTRACT

The aim of this paper is to discuss the environmental impacts caudate by increasing rate of waste generation from construction and their improper disposal, analyzing the current laws CONAMA Resolution 307/2002 observing the current situation you are in the city of Fortaleza-CE compared the aspect of recycling and disposal of such waste.

It has as its focus the recycling of these wastes, but is to be implemented, after trying the processes of reduction and reuse, which are more

Relacionados