Padrões Sriais 3 fios

377 palavras 2 páginas
ICET - INSTITUTO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

PADRÕES SERIAIS DE 3 FIOS

Marcelo Pequeno da Silva
RA: A687459
Turma: CP8P01
Campus: Indianópolis

Professor: José Christino

26 de Maio de 2014
São Paulo

Exemplos de Padrões Seriais de 3 Fios

SPI- Three-wire serial buses

O Serial Peripheral Interface ou barramento SPI, é um padrão serial síncrono, nomeado pela Motorola, que opera em modo full duplex. É utilizado em distancias curtas, em comunicações single master, por exemplo, sistemas embarcados, sensores e cartões SD. Os dispositivos se comunicam em modo master/slave onde o dispositivo master inicia a comunicação e o envio de dados. O padrão SPI é chamado de barramento de quatro fios, porém existem variações de barramento com três, dois e um fio. SPI é geralmente referenciado como SSI (Synchronous Serial Interface). Three-wire- serial buses é uma variação padrão SPI, utiliza um único fio bidirecional (slave out/slave in, chamado SISO) ao contrario de dois fios unidirecionais (MOSI e MISO). Esta variação é restrita ao modo half duplex. Geralmente utilizada em aplicações de menor desempenho como EEPROMs utilizados durante a inicialização de alguns sensores. Alguns SPI master controllers suportam este modo.

I²C

I²C (Inter-Integrated Circuit ou IIC) é um padrão inventado pela divisão de semicondutores da Philips, hoje NXP Semicondutores é usado em periféricos de baixa velocidade anexos a motherboard, sistemas embarcados, celulares e outros dispositivos eletrônicos.
O padrão I²C utiliza apenas dois fios bidirecionais, Serial Data Line (SDA) e Serial Clock Line (SCL), com resistor pull-up. A voltagem tipicamente utilizada são +5V ou +3.3V porém sistemas com outras voltagens são permitidos. O I²C possui endereçamento de 7 a 10 bits, dependendo do dispositivo utilizado. A velocidade do barramento é de 100kbit/s em modo padrão e 10kbit/s em modo

Relacionados