PADRONIZACAO DE COLETA DE ALIMENTOS PARA ANALISES PARA FÍSICO-QUÍMICAS

Páginas: 13 (3032 palavras) Publicado: 23 de janeiro de 2014
PADRONIZACAO DE COLETA DE ALIMENTOS PARA ANALISES PARA FÍSICO-QUÍMICAS

PALAVRAS-CHAVE: COLETA, ALIMENTOS.


1. OBJETIVO
Este POP fixa condições, padroniza, define e estabelece regras e recomendações a serem aplicadas na coleta de amostras de alimentos. A coleta de amostras constitui a primeira fase da análise do produto. As amostras de produtos alimentícios destinados à análise poderãoser colhidas nos locais de fabricação, preparo, depósito, acondicionamento, transporte e exposição à venda. A colheita deverá ser feita com observância das condições técnicas prescritas por estes procedimentos. A colheita adequada da amostra, cercada de todas as precauções, viabilizará as condições correias para o processo de análise; caso contrário este processo será comprometido ouimpossibilitado. A amostra colhida em quantidade suficiente para a realização da análise deverá ser acondicionada de forma a resguardá-la de qualquer alteração e ser adequadamente identificada. A amostra, identificada e rotulada, será acompanhada de um relatório com as informações necessárias para a realização da análise e a emissão do laudo analítico. As amostras facilmente deterioráveis serão conservadas emrefrigerador e, quando for o caso, em congelador. O seu processamento, desde a colheita até a análise, deverá ser efetuado o mais rápido possível. A amostra deverá ser representativa do lote, estoque ou partida, em proporção adequada à quantidade do produto existente no local da colheita. Daí a necessidade de que a colheita seja previamente planejada, não só no que se refere à quantidade dasamostras, mas também com relação à espécie do produto e aos parâmetros a serem analisados. Dentro do conceito fundamental de que a análise começa com a colheita da amostra, torna-se necessário que este procedimento seja efetuado com todas as precauções necessárias. No laudo analítico, deverão ser registradas todas as condições em que a amostra foi recebida, tais como, embalagem, temperatura, entreoutras. O agente responsável pela amostragem deverá ser a autoridade sanitária que tenha recebido treinamento, tanto na parte tecnológica como na analítica. O treinamento tecnológico, no que se refere ao processo de fabricação dos alimentos possibilitará a aquisição de informações úteis que devem ser registradas no termo de colheita da amostra a ser analisada, bem como instruir os produtores, visandocorrigir possíveis deficiências nas instalações, no equipamento, enfim, concorrer para a melhoria do alimento a ser comercializado.

2. SIGLAS
São usadas no texto deste POP as seguintes siglas:
POP - Procedimento Operacional Padronizado
BPL – Boas práticas de laboratório.
EPC – Equipamentos de proteção coletiva.
EPI – Equipamentos de proteção individual.

3. CONDIÇÕES ESPECÍFICAS
3.1Condições do ambiente de trabalho
No momento do registro o local (recepção) não deve possuir circulação de pessoas ou de outros funcionários. Nunca deixar de utilizar EPI necessário e se certificar da existência de EPC e sempre seguir as BPL. Deve-se, para segurança do setor de produtos, ao receber as amostras e/ou requisições dos exames, ter um livro de recebimento (livro de entrada) para ocorreto registro de entrada. Deve-se registrar qualquer alteração quanto à amostra e todos os dados para a correta identificação. O responsável pela entrega da amostra, deve, obrigatoriamente, assinar este livro de entrada. Deverá também haver um livro de registro da saída das amostras para os setores onde serão realizadas as amostras.

3.2 Identificação
Certificar-se da coerência das amostrasquanto à sua correta identificação. Nome do interessado (pessoa física ou jurídica), número de identificação, endereço, data e hora da coleta, responsável pela coleta, procedimento a ser realizado no laboratório (análise físico-química e/ou microbiológica). Observar se a amostra chegou em condições de armazenamento (refrigeração) e a integridade do aspecto físico da embalagem (frascos de vidro ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise Fisico-Quimica de Alimentos
  • Relatório de Analises físico químicas em alimentos
  • Análises fisico-químicas do leite
  • Execícios De Analise Fisico Quimica.
  • Análises físico-químicas no leite
  • Análises Físico-Químicas em Água
  • Relatorio de analise fisico-quimica
  • Análise Físico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!