Pós operatorio

Páginas: 14 (3303 palavras) Publicado: 21 de março de 2013
INTRODUÇÃO
A fase pós-operatória tem por objetivo atender aos pacientes vindos da sala cirúrgica ou da Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e que foram submetidos a cirurgias de uma única ou de várias especialidades, cirurgias de urgência, entre outras. Durante essa fase a enfermagem desempenha o papel importante de proporcionar ao paciente o retorno às atividades rotineiras. (SMELTZER, 2004).
Essafase inicia com a admissão do paciente na unidade de cuidado pós-anestésico e termina com a evolução de acompanhamento na unidade de Pós-Operatório (UPO) ou no domicilio. Dividi-se em pós-operatório imediato, que compreende as primeiras 24 horas após o procedimento anestésico-cirúrgico, incluindo o tempo de permanência na sala de recuperação anestésica; e pós-operatório mediato, no qualcompreende a partir de 24 horas após a realização do procedimento cirúrgico até a alta hospitalar ou acompanhamento domiciliar. (CARVALHO; BIANCHI, 2007).
Esse trabalho tem por objetivos descrever as fases do pós-operatório; expor a atuação do enfermeiro em cada uma dessas fases e descrever a assistência de enfermagem no pós-operatório.

PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO
A assistência de enfermagem no períododo pós-operatório imediato é muito importante para se prevenir e tratar complicações advindas do procedimento cirúrgico, mesmo por menor que seja os riscos de complicações sempre estarão presentes. A prevenção destas complicações promove uma rápida recuperação, evita infecções, reduz gastos, poupa tempo, preocupações, ameniza a dor e aumenta a sobrevida do paciente (POSSARI, 2006).
O pacienteadmitido na UPO requer diversos cuidados, pois tem diversas necessidades, as quais devem ser assistidas de maneira humanizada, levando em consideração a individualidade de cada paciente. (CARDOSO, 2010).
Segundo Bare (2004) a unidade deve estar preparada, provida de equipamentos e suprimentos necessários em perfeitas condições de uso, a fim de atender qualquer situação de emergência. A enfermeira doCentro Cirúrgico (CC) ou da RPA notifica a da unidade clínica que o paciente está pronto para ser transferido. Durante a transferência, o paciente é acompanhado pelo anestesista e pela enfermeira do CC ou da RPA. A enfermeira da RPA é responsável por relatar todos os dados sobre a condição do paciente para a enfermeira da UPO. A enfermeira que faz a admissão revisa as prescrições pós-operatórias,admite o paciente na unidade, realiza um histórico inicial e atende às necessidades imediatas do paciente. (SMELTZER, 2002).
É necessário durante as horas iniciais até 24 horas após a cirurgia, que a enfermeira avalie as condições de ventilação adequada; a estabilidade hemodinâmica; a integridade do local cirúrgico; a dor incisional; a função do sistema corporal e os sinais vitais; o estadomental; o estado neurovascular; a função gastrointestinal; o sistema renal; segurança e conforto do mesmo. (NETTINA, 2003).
Segundo Smeltzer (2002) quando a enfermeira avalia as condições de ventilação, ela é responsável pela monitorização e o tratamento da hipoventilação e prevenção da pneumonia. O paciente é observado quanto à permeabilidade das vias aéreas e à qualidade das respirações, abrangendoa avaliação e interpretação da profundidade, da frequência e dos possíveis ruídos. A enfermeira deverá ensinar o paciente a tossir de forma eficaz, quando necessário e aspirar às vias aéreas superiores quando necessário.
Outro cuidado de enfermagem importante é quanto a estabilidade hemodinâmica, uma vez que o paciente após o procedimento cirúrgico encontra-se ainda em risco de desenvolver umahemorragia ou um choque. É necessário observar a aparência do paciente, o pulso, as respirações, a pressão arterial, a coloração e condição da pele para determinar a função cardiovascular. Além disso, deve-se avaliar e interpretar a ingestão e excreção, os níveis de eletrólito, hemoglobina e hematócrito. (CARDOSO, 2010).
Na chegada do paciente à UPO é observado o local da cirurgia quanto ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pos operatorio
  • Pós operatório
  • Pós operatorio
  • Cuidados pré-operatório e pós-operatório
  • Cuidadados pos operatorios
  • Fisioterapia no pos operatorio de LCA
  • Drenagem linfática no pós operatorio
  • cuidados de enfermagem no pós operatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!