pos operatorio

Páginas: 4 (903 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
Cuidados e Complicações no Pós-Operatório

Enf.º Alisson Daniel Fernandes da Silva

A arte de cuidar não é um ato único ou a soma de procedimentos técnicos, é sim o resultado de um processo noqual delicada e estreitamente se conjugam sentimentos, valores, atitudes e princípios científicos que perpassam pela cultura, estética e arte.
A realização de uma cirurgia envolve diversos distúrbiosfisiopatológicos que implicam em prejuízos reais e perigos como, por exemplo, risco de vida, perda de órgãos e de partes ou funções do corpo, ameaça de invalidez, despesas médico-hospitalares,prejuízos econômicos pela inatividade e decisões importantes, além de conviver com sofrimento, dor e medo da morte.
Somado a esses fatos o trauma cirúrgico e a insegurança ou ansiedade em face daexpectativa quanto à capacidade técnica da equipe cirúrgica e a qualidade da assistência hospitalar.
Portanto, a enfermagem tem a função de contribuir para o conforto e segurança do paciente cirúrgico,preparando-o psicologicamente e fisicamente para as fases do trans e pós-operatório.
O cuidar do paciente no pós-operatório envolve um arcabouço técnico e científico para o devido atendimento dasnecessidades do indivíduo e reconhecimento das possíveis complicações. A enfermagem atua no pós-operatório imediato e mediato/tardio como grande interlocutor do cuidado humano, procurando garantir a autonomia eindependência aos seus clientes.
Podemos definir pós-operatório no período posterior ao procedimento cirúrgico. É dividido em:

Ø Pós-operatório imediato: Período de recobro e primeiras 24h (dependendo do tamanho da cirurgia) .

Ø Pós-operatório tardio: A partir do momento em que o doente faz as 24h (mais ou menos, depende da cirurgia) de cirurgia.
Após o processo cirúrgico opaciente é encaminhado à SRPA (SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS-ANESTÉSICA), onde permanece monitorado por um período de 6 (seis) horas para que possa ser liberado para a Unidade de Internamento ou Unidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pós operatório
  • Pós operatorio
  • Pós operatorio
  • Cuidados pré-operatório e pós-operatório
  • Cuidadados pos operatorios
  • Fisioterapia no pos operatorio de LCA
  • Drenagem linfática no pós operatorio
  • cuidados de enfermagem no pós operatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!