Ovos De P Scoa Sobem At 10

869 palavras 4 páginas
Ovos de Páscoa sobem até 10% neste ano, mais que o dobro da inflação
12
Os ovos de Páscoa vão chegar às lojas e supermercados até 10% mais caros neste ano, segundo as estimativas dos fabricantes. É mais do que o dobro da inflação acumulada desde a mesma data do ano passado até agora.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de abril (mês da Páscoa no ano passado) até dezembro de 2014 foi de 4,14%. A variação no período de janeiro a dezembro de 2014 foi de 6,41%.
Nesta terça-feira (20), a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab) promoveu em São Paulo o Salão de Páscoa, evento que reúne parte dos fabricantes e suas novidades para a data.
A expectativa do vice-presidente da Abicab, Ubiracy Fonseca, é que a produção para a Páscoa 2015 se mantenha em 20 milhões de toneladas (cerca de 100 milhões de ovos), os mesmos números registrados em 2014 entre os associados da entidade, que representam 92% do mercado.
Dólar em alta tem impacto no cacau e nos brindes
Os fabricantes creditam o aumento nos preços principalmente à alta do dólar, que tem impacto no valor do cacau. Entre 25% e 30% do cacau usado na produção é importado, e ele é cotado na Bolsa de Nova York, nos Estados Unidos.
Os preços dos brinquedos que são dados como brindes nos ovos destinados ao público infantil também subiu, porque a maioria é importada da China.
Pedro Abondanza, gerente de marketing da Nestlé, prevê uma alta de até 10% nos preços. Arcor e Grupo CRM (que reúne as marcas Kopenhagen e Brasil Cacau) dizem que os ovos serão vendidos a preços 8% maiores neste ano.
Na Cacau Show, a estimativa de aumento é um pouco menor, de 4%, segundo a diretora e marketing Raquel Massagardi.
Empresas estão mais cautelosas em relação às vendas
Os fabricantes também estão mais cautelosos quanto às vendas. A Nestlé espera estabilidade na comparação com 2014. A empresa retirou alguns produtos do portfólio (como o ovo Lollo, lançado há dois anos) e focou

Relacionados

  • Maioridade penal
    72886 palavras | 292 páginas