OSTEOPOROSE E ARTRITES

2179 palavras 9 páginas
OSTEOPOROSE E ARTRITES:

OSTEOPOROSE:

DEFINIÇÃO: Tipos de Osteoporose : Dois tipos de Osteoporose primária ou involucional são diferenciados em geral por sexo, idade na qual as fraturas ocorrem e tipo de osso envolvido. Entretanto, a osteoporose deve ser considerada uma doença com um amplo aspectro de formas do distúrbio. Apenas para diferenciação aqui é utilizada a classificação de dois tipos: A osteoporose pós-menopausa ou por deficiencia de estrogenios e andrógenos ( tipo 1) ocorre em mulheres alguns anos após a menopausa e envolve primariamente a perda de osso trabecular, devido à interrupção da produção ovariana de estrôgenios. Os homens também podem desenvolver osteoporose durante a idade adulta se apresentarem declínio significativo da produção de andrógenos, mas na prática estes casos são raros. Esta osteoporose é caracterizada por fraturas da porção distal do rádio (fraturas de Colles) e fraturas por ‘ esmagamento’ das vértebras lombares, em que geral são dolorosas e deformantes.
A aceleração do processo que ocorre nas mulheres após a menopausa está diretamente relacionada à falta de estrogenios. As medidas de CMO e DMO da coluna lombar de mulheres com osteoporose pós-menopausa podem ser de 25% a 40% inferiores às das mulheres controles de mesma idade não osteoporóticas. Outros sítios ósseos com preponderância de osso trabecular, são a pélvis, costelas e porção proximal do fêmur, que também apresentam DMO diminuída.
A steoporose relacionada à idade (tipo 2) ocorre por volta e após os 70 anos de idade e afeta ambos os sexos;os homens mais velhos estão apresentando risco crescente de fraturas do quadril. Ambos os tipos de tecidos ósseos, cortical e trabecular, sofrem remodelagem, porém o maior grau de remodulagem ocorre no tecido trabecular. No periodo de idade mais avançada ocorre desconexão entre o processo de reabsorção e formação óssea. As fraturas do quadril caracterizam esta osteoporose, mas as fraturas vertebrais continuam a aumentar com a

Relacionados