os sistemas agricolas

Páginas: 6 (1378 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Os sistemas agrícolas
Os sistemas agrícolas são a principal fonte mundial de alimentos para a população. Estes sistemas, algumas vezes chamados agro ecossistemas, normalmente consistem de várias partes e processos. Incluem: uma área de cultivo (com solos formados por processos geológicos e ecológicos prévios), produção e equipamentos para semeação e colheita, limpeza do terreno e safra.As fazendas podem prosperar devido ao valor de trabalho realizado previamente pelo ecossistema selvagem no desenvolvimento do solo. As maiorias dos fazendeiros gradualmente esgotam o solo ainda que este seja fertilizado. A rotação do solo para voltar à sucessão natural se chama usualmente ciclo sem cultivo e é um método para reestruturar o solo.
Agro ecossistema é um ecossistema com presençade pelo menos uma população agrícola.Portanto, pode ser entendido como uma unidade de trabalho no caso de sistemas agrícolas, diferindo fundamentalmente dos ecossistemas naturais por ser regulado pela intervenção humana na busca de um determinado propósito.
Exemplo de um agro ecossistema:
Os agro ecossistemas possuem quatro propriedades (produtividade, estabilidade, sustentabilidade e equidade)que avaliam se os objetivos do sistema – aumentar o bem-estar econômico e os valores sociais dos produtores – estão sendo atingidos.
A produtividade significa a produção de determinado produto por unidade de recurso que entra numa área. Estabilidade é a manutenção da produtividade tendo em vista que eventos não controláveis podem ocorrer. A propriedade sustentabilidade é a capacidade de um agroecossistema manter sua produtividade quando exposta a um grande distúrbio, enquanto equidade é definida como a distribuição da produtividade do agro ecossistema.
A autonomia é adicionada como uma quinta propriedade, esta considerada como a capacidade do agro ecossistema manter-se ao longo dos anos independente de oscilações externas.
Sistema agrícola intensivo (ou agricultura intensiva) épraticado por propriedades ou localidades que conseguem explorar a terra por um longo espaço de tempo, tendo altos índices de produtividade e utilizando modernas técnicas e máquinas para melhor preparar o solo, bem como para o cultivo e a colheita. Normalmente este sistema permite que a produção seja comercializada para dentro e para fora do país, devido à sua grande produção.
Sistema agrícolaextensivo (ou agricultura extensiva) que é utilizado em propriedades geralmente, mas não obrigatoriamente, menores, as quais fazem uso de técnicas comuns de cultivo do solo, mais rudimentares que as anteriormente citadas, exploram de maneira menos produtiva o solo de modo que não costumam comercializar constantemente aquilo que produzem.

A diferença de agricultura, itinerante de subsistência e aroça.

AGRICULTURA ITINERANTE=é um dos métodos utilizados na agricultura. Consiste em atear fogo na mata, a queimada, para então seguir com o destocamento e semear a terra. É aplicada em áreas de agricultura descapitalizada. A produção é feita em pequenas e médias propriedades, como também em grandes latifúndios. Os indígenas a utilizam amplamente. ROÇA=deriva da substantivação do verbo roçar,aqui tomado no sentido de abater todos os arbustos e vegetais de uma determinada área para cultivá-la. No Brasil pode significar tanto o próprio terreno de cultivo, normalmente uni familiar , como a cultura ali plantada , como o próprio ambiente rural em oposição ao ambiente urbano, como sinônimo de campo ou zona rural.


Revolução verde
A expressão Revolução Verde foi criada em 1966, emuma conferência em Washington. Porém, o processo de modernização agrícola que desencadeou a Revolução Verde ocorreu no final da década de 1940.
Esse programa surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo e utilização de máquinas no campo que aumentassem a produtividade. Isso se daria através do desenvolvimento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema agricolas
  • Sistemas Agrícolas
  • sistemas agricolas
  • sistemas agricolas
  • Gerenciamento de sistemas mecanizados agrícolas
  • Sistemas agrícolas e a Revolução verde
  • O estabelecimento agrícola visto como um sistema
  • Sistemas de cultivo agrícola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!