CIMENTO CP II - Z

Páginas: 2 (428 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
CP II – Z – Cimento Portland composto com pozolana
Em 1991, a partir dos bons resultados dos estudos dos diversos tipos de cimento e a exemplo de países tecnologicamente mais avançados, como os daUnião Européia, surgiu no mercado brasileiro um novo tipo de cimento portland composto, cuja composição é intermediária entre os cimentos Portland comuns (CP I e CPI-S) e os cimentos Portland comadições (alto-forno e pozolânico). A aceitação e o uso desse tipo de cimento expandiu-se nos últimos anos e nos dias atuais, 64% de todo o cimento consumido no Brasil é do tipo composto, seja ele E, F ou Z.O cimento Portland composto tem diversas possibilidades de aplicação sendo um dos cimentos mais utilizados no Brasil. Suas propriedades atendem desde estruturas em concreto armado até argamassas deassentamento e revestimento, concreto massa e concreto para pavimentos. O CP II-Z-32 leva, em sua composição de 6 a 14% de pozolana.
O cimento Portland composto é modificado. Gera calor numavelocidade menor do que o gerado pelo cimento Portland comum. Seu uso, portanto, é mais indicado em lançamentos maciços de concreto, onde o grande volume da concretagem e a superfície relativamente pequenareduz a capacidade de resfriamento da massa. Este cimento também apresenta melhor resistência ao ataque dos sulfatos contidos o solo. Recomendado para obras correntes de engenharia civil sob forma deargamassa simples, armado e protendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento.
Empregado em obras civis em geral, subterrâneas, marítimas e industriais. E para produção de argamassas, concretosimples, armado e protendido, elementos pré-moldados e artefatos de cimento. O concreto feito com este produto é mais impermeável e por isso mais durável.

SEU SURGIMENTO NO BRASIL EM 1991.
O CPII-Z-32 leva, em sua composição de 6 a 14% de pozolana. cuja composição é intermediária entre os cimentos Portland comuns (CP I e CPI-S) e os cimentos Portland com adições (alto-forno e pozolânico)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESTUDO DA COMPATIBILIDADE DO ADITIVO MIRA 50 COM CIMENTO CP II F-32
  • Controle II
  • CIMENTO PORTLAN PRA II
  • Responsabilidade Civil, Cp. II- Savi
  • determinação do indice de finura do cimento portland CP IV
  • Ensaio de cimento – moldagem de cp´s determinação da resistência à compressão
  • Estelionato (art. 171 do cp), apropriação indébita (art. 168 do cp); e furto mediante fraude (art. 155, § 4.º, ii...
  • Cp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!