Os_quatro_Pilares_da_Educacao

923 palavras 4 páginas
OS QUATRO PILARES DO
CONHECIMENTO
Aprender a conhecer
 Trata-se de aprendizagem objetiva relacionada, sobretudo, ao domínio dos instrumentos do conhecimento. Como o conhecimento é múltiplo e evolui em ritmo incessante, é inútil tentar conhecer tudo.
Além disso, os tempos presentes demandam uma cultura geral, cuja aquisição poderá ser facilitada pela apropriação de uma metodologia do aprender.

OS QUATRO PILARES DO
CONHECIMENTO
Aprender a fazer
 Aprender a conhecer e aprender a fazer são, em larga medida, indissociáveis. O aprender a fazer está mais ligado à educação profissional. Todavia, devido às transformações que se operam no mundo do trabalho, o aprender a fazer não pode continuar a ter o mesmo significado de preparar uma determinada pessoa para uma tarefa específica. O avanço tecnológico está modificando as qualificações.

OS QUATRO PILARES DO
CONHECIMENTO
Aprender a viver juntos
 Trata-se de um dos maiores desafios da educação para o século XXI. A educação deve utilizar duas vias complementares: a descoberta progressiva do outro e o seu reconhecimento e a participação em projetos comuns (educação para a solidariedade).

OS QUATRO PILARES DO
CONHECIMENTO
Aprender a ser
 Todo ser humano deve ser preparado para a autonomia intelectual e para uma visão crítica da vida, de modo a poder formular seus próprios juízos de valor, desenvolver a capacidade de discernimento e de como agir em diferentes circunstâncias da vida. Nesse sentido, a educação é, antes de tudo, uma viagem interior, cujas etapas correspondem às da maturação contínua da personalidade.

OS SETE SABERES NECESSÁRIOS
À EDUCAÇÃO DO FUTURO.
1. As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão – é impressionante como a educação que visa transmitir conhecimentos seja cega quanto ao que seja o conhecimento humano, seus dispositivos, enfermidades, dificuldades, tendências ao erro e à ilusão e não se preocupar em fazer conhecer o que é conhecer. O conhecimento do conhecimento é fundamental para

Relacionados