Os Novos Arranjos Familiares na Contemporaneidade: Perfil das Familias Acompanhadas pelo PAIF- CRAS Morada da Barra

15314 palavras 62 páginas
11

INTRODUÇÃO
No presente estudo, se almeja analisar os novos arranjos familiares em especial, o perfil das famílias acompanhadas pelo PAIF no CRAS Morada da Barra em Vila
Velha ES, tem-se como objetivos específicos, Identificar e apresentar as transformações familiares na atualidade, bem como os principais conceitos de família que caracterizam os novos arranjos familiares da sociedade contemporânea, demonstrar a intervenção do assistente social nos CRAS.

As considerações que serão abordadas têm como objetivo contribuir para o estudo sobre a diversidade de arranjos familiares existentes, pois acreditamos que através do aprofundamento do conhecimento referente ao conceito de família e a concepção dos novos arranjos familiares na atualidade, o assistente social poderá intervir com novos métodos que atendam estas novas demandas de forma mais crítica e eficaz.
A pesquisa poderá permitir criação de instrumentos que consolidem as ações com estas famílias, sem intervir no processo natural dos acontecimentos no seio familiar.

Para desenvolvimento dessa pesquisa, definiu-se pela pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (1996), está na busca de materiais já publicados principalmente em livros e artigos científicos e pesquisa documental.

Na pesquisa documental, os dados serão identificados mediante consulta aos prontuários das famílias acompanhadas pelo PAIF, que é desenvolvido nos CRAS.
Através de uma abordagem exemplificada, utilizamos a demonstração de dados quantiqualitativos, contidos nos prontuários para traçar o perfil dessas famílias.

O primeiro capítulo aborda a discussão sobre a função da família, seu percurso histórico e a configuração dos novos arranjos familiares existentes na sociedade contemporânea, que independente da maneira como se organizam, pertencem a um grupo familiar, unidos por laços afetivos, consangüíneos ou não.

Mioto (2004) destaca que as famílias são profundamente marcadas pelas contradições de uma sociedade

Relacionados

  • diverso
    176776 palavras | 708 páginas