os ladroes do marabaixo

Páginas: 5 (1134 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
segue em anexo o trabalho textual sobre o texto Ordem Imprudente












VALDENY PACHECO DE OLIVEIRA























SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................3

1 - INTRODUÇÃO
Este texto ordem imprudente trará uma abordagem sobre um violento acidenteenvolvendo uma explosão que causou vários danos à empresa e a vitima. Falará sobre a importância de um trabalho de prevenção, expondo os riscos ocorridos, a falta de comunicação, e a importância do tecnólogo atuando nesta área, capacitando e orientando para evitar acidentes dessa proporção. Colocando em foco o uso de EPI e normas regulamentadoras; o uso destes teria evitado a explosão como retrata otexto. O gerenciamento iria identificar e avaliar todos os perigos atuais e futuros no ambiente de trabalho.

2 - DESENVOLVIMENTO
Como relata o titulo da reportagem, o acidente ocorreu devido a uma imprudência do encarregado da empresa. Pois, o funcionário contratado há três meses pela empresa foi executar a atividade delegada pelo encarregado, uma vez que toda atividade sempre deve serexecutada a partir de uma dupla; porém o colaborador capacitado para exercer essa tarefa havia faltado. No entanto, devido a este ocorrido o alinhador mesmo sem conhecimento da tarefa, foi executa-la. Foram vários os descumprimentos de segurança para tal realização da atividade, que teve como consequência o acidente.
Várias medidas poderiam ser adotadas para evitar a explosão: como uma equipede trabalho qualificada e monitorada por um profissional da área de segurança para as tarefas a serem realizadas. A empresa também teria que ter um cronograma de todas as etapas da obra e um planejamento de segurança. Considera-se grave e eminente risco toda condição ou situação de trabalho que possa causar acidente ou incidente relacionado ao trabalho, com lesão a integridade física e mental dotrabalhador. Algumas normas regulamentadoras poderiam ter sido aplicadas: NR19 que trata da regulamentação de uso de explosivos, bem como a NR33 que trata do desempenho de função em espaço confinado, uma vez que na fotografia apresentada no escopo do texto, mostra que a aplicação do explosivo se deu em um buraco com a finalidade de explodir uma rocha que estaria interferindo na locação dos postes.Um tecnólogo, a priori, não deveria permitir que um funcionário, treinado e contratado para uma função viesse desempenhar um trabalho sem o devido treinamento. No texto não há o relato da existência de EPI e EPC o que também contraria as normas regulamentadoras do MTE. A principal atitude da aplicação das normas seriam o acompanhamento e fiscalização de uma comissão interna de prevenção (CIPA),também com a rigorosa proibição de desempenho de certas funções por profissionais não treinados. O texto informa que a vitima obedeceu a ordens superiores nesse caso o encarregado, que foi imprudente, pois mandou um empregado sem experiência para realizar uma tarefa perigosa, não ofereceu equipamento nem treinamento, haja vista que sabia da importância de perigo na execução. Não teve umacomunicação clara com o colaborador para a atividade imposta a ele, nesse caso deveria ter havido um feedback do empregado visando verificar se as instruções foram compreendidas e se as possíveis barreiras existentes na comunicação não interferiram no processo de formação; este acidente ocasionou danos psicológicos na vida do trabalhador, ou seja, um conflito intrapessoal(eu comigo mesmo)uma pessoa queanteriormente era ativa torna-se repentinamente dependente de outros para viver; este conflito causa medo, dor, ódio, insegurança e até depressão em alguns casos. Mas se não forem tomados certos cuidados este se torna um conflito interpessoal com as pessoas de seu circulo de relacionamento, pois a dificuldade de convívio aumenta. Infelizmente o colaborador que executava a atividade denominada pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marabaixo
  • marabaixo
  • Marabaixo
  • MARABAIXO
  • Ladrões de bicicleta
  • Annales marabaixo
  • Ladrões de bicicleta
  • Os quatro ladroes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!