Os Jovens Diplomados e a Inserçãono Mercado Profissional

5877 palavras 24 páginas
INDICE

Pag.
Introdução ………………………………………………………………………… 2
Capitulo I : Panorama Geral do Ensino Superior em Portugal (1991/2009) …... 4
Capitulo II : Inserção dos Diplomados e a dificuldade de ser articulado Ensino com o Mercado de Trabalho ……………………………………………………… 6
O Diplomado e a Sociologia como profissão em Portugal ……………………. 17
Conclusão ………………………………………………………………………… 20
Bibliografia ……………………………………………………………………… 22

Introdução

Todas as sociedades, estão envolvidas numa crise global, deixando de certa forma algumas fragilidades em aberto. Esta crise com contorno maioritariamente de ordem financeira, vai permitir que a economia também coloque em risco muitos postos de trabalho, de certa forma fragiliza alguns que cada vez são mais precários. Os jovens licenciados são alguns dos atores sociais que vão também vivenciar esta precaridade.
A modernização que se tem verificado na sociedade nos últimos 40 anos, deriva da estrutura social, sendo que o aumento das qualificações existentes na população, são devidas, á massificação do ensino básico e secundário, e também a disseminação do universitário e politécnico.
Os jovens licenciados ao saírem para o mercado laboral onde a transformação, é feita constantemente verifica-se que alguns tem habilitações superiores ás dos seus pais, ao entrarem no mercado de trabalho, deparam-se com algumas contrariedades, sendo sujeitos a trabalhos desqualificados e mal remunerados, todas estas situações são responsáveis por cada vez mais a camada mais jovem, ver adiada a sua vida.
Ter direito á educação permanente, só foi declarado no século XX, através do desenvolvimento de um conceito de aprendizagem que é feito ao longo da vida, servindo este para poder dar resposta às exigências de ordem económica e técnica da sociedade.
Ter um diploma académico, foi durante alguns séculos uma garantia para se poder ter acesso ao mercado de trabalho, assim como a posições e

Relacionados