Os Francos

Páginas: 2 (287 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A maioria dos moradores da cidade não encontravam trabalho e não conseguia mais comprar comida nem pagar aluguel, pois os preços em geral haviam aumentado muito. Ospovos germânicos passaram a atacar e saquear as cidades do Império; algumas delas foram destruídas pelos germanos e perderam suas habitantes por doenças ou morte. Com isso, omedo tomou conta das pessoas, e milhares delas fugiram para o campo em busca de trabalho e segurança. Ocorreu, assim, um processo de ruralização no Ocidente europeu,isto é,o centro da vida social deixou de ser a cidade e passou a ser o campo.
Os germanos davam grande importância a guerra e, sendo assim, valorizavam a coragem no campoda batalha, a morte em combate e a fidelidade entre guerreiros. Os jovens guerreiros formavam um bando comandado por um chefe ao qual prestavam juramento de fidelidade.Esse bando era chamado de Comitatus. Com o aumento das guerras contra os romanos, os chefes desses bandos guerreiros foram ganhando riqueza, e alguns deles tornaram-sereis. Entre os germanes, se alguém fosse acusado de um crime podia provar sua inocência por meio de um duelo de espadas; se vencesse era considerado inocente, pois a vitóriaera um sinal de que os deuses estavam com ele.
No início do século V, os francos atravessaram o Rio Reno em direção ao oeste e estabelecera-se na Gália, interessadosnas riquezas da região.
Na Gália, os franceses viviam divididos em vários grupos, cada qual com seu chefe. Com o apoio de seus guerreiros, um desses chefes, chamadoClóvis, impôs sua autoridade aos demais e se tornou rei, o primeiro da dinastia merovíngia, assim chamada em homenagem a seu avô, Meroveu, que também foi um destacado guerreiro.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • francos
  • Francos
  • Os Francos
  • franco
  • FRANCO
  • Franco
  • Franco
  • exercicios franco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!