os filosofos da naturezaa

1200 palavras 5 páginas
Os filósofos da natureza
No século oito a.c. em um ambiente de grandes avanços e transformações no modo de vida urbana,surgiram questões para as quais as explicações mitológicas já não eram suficientes.Foi nesse cenário que surgiram os filósofos pré-socráticos,entre os mais importantes estão:Tales,Anaxímenes e Anaximandro,de mileto;Pitágoras,de Samos;Heráclito,de Éfeso;Xenofonte,de Colafon;Parmênides e Zenão,de Eléia;Anaxóras,de Clazômenas;Empedocles,de Agrigento;Leicipo e Demócrito de Abdera.
Chamados de filósofos da natureza,os naturalistas sua invenção filosófica é dirigida para o mundo exterios,ou seja,a natureza a physis.Procuravam a arché,o principio de todas as coisas,buscavam a causa primeira,a origem de tudo o que há no universo.
Foi eles que deram o passo inicial na tentativa de explicar a lógica de pensar que posteriormente daria origem às outras ciências:Física,Biologia,astronomia e outras. os escritos desses filósofos perderam-se quase totalmente,sobrando apenas fragmentos que chegaram até nós graças aos filósofos posteriormente:Aristóteles.

Os Jônios

Tales- escassos relatos biográficos afirma que ele era homem filósofo e político que atuava na cidade da Jônia,foi também um hábil engenheiro que realizava projetos para desviar o curso dos rios,para favorecer a irrigação e navegação,dedicado também à astronomia.
Para Tales a água é o primeiro de todas as coisas,algumas hipóteses que levaram ele acreditas nisto foi:os três estados da água:liquido,sólido e gasoso.e as cheias do rio Nilo,para ele a água fazia brotar as plantas,então a Cida(água cheia de deuses).
Considerado o fundador da filosofia cosmológica,cosmon:o mundo,o universo conhecido pelo homem.

Anaximandro-discorda de Tales,para ele o principio do universo é o apeíron(principio ferados do universo sem fim e em movimento perpétuo).sua principal contribuição foi ter desenvolvido um processo de obstração,o principio gerador do universo que não estivesse no mundo sensível.

Relacionados

  • Direito natural - Giorgio del vecchio
    4287 palavras | 18 páginas
  • TOPOFILIA RESENHA .
    6936 palavras | 28 páginas
  • Antropologia e direito: a justiça como possibilidade antropológica
    161635 palavras | 647 páginas
  • Teoria Geral do Estado
    26097 palavras | 105 páginas