Os Direitos das mulheres como Direitos Humanos

Páginas: 10 (2313 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2014

OS DIREITOS DAS MULHERES COMO DIREITOS HUMANOS


Trabalho realizado por: Joana Matias nº16; Joana Ribeiro nº17; Luana Pereira nº18; Mara Silva nº21 ; Tânia Fernandes nº28


Índice
Introdução ..............................................................................................pág.3
O papel da mulher na sociedade ......................................................pág.4Os direitos das mulheres ...........................................................pág.5 à pág.9
As mulheres na defesa dos Direitos Humanos.....................................pág.10
Conclusão ............................................................................................pág.11
Bibliografia..........................................................................................pág.12














Introdução
Este trabalho é mais uma forma de mostrar que as mulheres deveriam ser tratadas com igualdade ao homem, mas que nem sempre nem sempre isso acontece.
Com este trabalho pretendemos verificar que não há diferenças entre ambos os sexos e que as mulheres também têm direitos, embora a sociedade continue a achar que a mulher é inferior ao homem. Antigamentehavia essa ideia, de que a mulher tinha de obedecer ao homem, os maus-tratos eram normais, os homens não respeitavam as mulheres. Essas ideias foram mudando com a evolução da sociedade, mas não por completo. Ainda há alguma discriminação por parte da sociedade quando vêm uma mulher fazer algo que julgam ser só para homens. Ainda hoje há cargos que não podem ser ocupados por mulheres, porque asociedade diz que a mulher não pode fazer “isto”, não pode fazer “aquilo”.
A discriminação sobre as mulheres é ainda mais grave nos países ocidentais, onde têm outros costumes e tradições, onde a mulher se torna quase um objeto e não tem qualquer direito. Tornam-se “propriedade” do homem.










O papel da mulher na sociedade
Na sociedade em geral, parece que algo de injusto se passa:as mulheres têm vindo a ser vítimas de ataques sistemáticos, como se fossem seres de condição inferior à masculina.
O estatuto da mulher varia da região onde crescem e os costumes que lhe impoem, como por exemplo:
A condição da mulher Talibã: “São fantasmas que passam flanando na paisagem de homens barbados e armas ao ombro. Sem quaisquer senão o de “parir”, são de tal modo desgraçadas que,mesmo quando os maridos as infectam com doenças venéreas, cabe a elas expiar as culpas de tal delito. Porque elas são o pecado e eles a virtude.”
Isto é, as mulheres Talibã são inferiorizada pelos homens. O único objetivo para elas é ter filhos e quando os seus maridos as infetam com vírus como o VIH, são elas quem tem de assumir a culpa.
A condição da mulher ocidental: “A mulher não necessitava dequalquer educação intelectual, não tendo de saber ler nem escrever nem ser instruída. Necessitava apenas de ser devidamente treinada para as tarefas relativas ao cuidar do marido, dos filhos e do lar. Casava cedo e não escolhia o marido, passava a ser objecto do marido a quem devia obediência e fidelidade.”
Quer isto dizer que as mulheres ocidentais eram analfabetas, a única coisa que lhesensinavam era a tratar da casa, do marido e dos filhos, porque na verdade era este o papel delas, o dever delas. Deviam obediência ao marido, marido que não era escolhido por elas, eram um objeto para o homem.
Simone de Beauvoir publicou o livro “O segundo sexo” que veio trazer confiança às mulheres, passando a considerar-se seres diferentes, mas não inferiores em relação ao homem.
Com o passar dosanos, cada vez a insatisfação das mulheres era mais, o que levou a uma compreensão por parte dos homens. Em Portugal, o marco mais significativo relativamente à consideração dos direitos das mulheres foi a revolução de 25 Abril de 1974, que instaurou a Democracia em Portugal.
Os direitos das mulheres
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), são direitos das mulheres:
1. Direito à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os Direitos das Mulheres como Direitos Humanos
  • Direitos das mulheres como direitos humanos
  • Mulheres jovens e direitos humanos
  • Os direitos humanos das mulheres no brasil
  • Direitos humanos DA Mulher
  • mulheres e direitos humanos
  • Direitos humanos da mulher grupo vulneraveis
  • Violência contra a mulher e direitos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!