os dias de hoje

Páginas: 4 (909 palavras) Publicado: 29 de julho de 2014
O clero e a nobreza eram as classes governantes. A primeira prestava ajuda espiritual; e a segunda, militar.
feudalismo tem suas origens no século IV a partir das invasões germânicas (bárbaras) aoImpério Romano do Ocidente (Europa)4 .

Com a decadência e a destruição do Império Romano do Ocidente, por volta do século V d.C. (Fim da antiguidade 476 d.c.), em decorrência das inúmeras invasõesdos povos bárbaros e das péssimas políticas econômicas dos imperadores romanos, várias regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional e ínfimo desenvolvimento urbano5 .

Oesfacelamento do Império Romano do Ocidente e as invasões bárbaras, ocorridas em diversas regiões da Europa, favoreceram sensivelmente as mudanças econômicas e sociais que vão sendo introduzidas e quealteraram completamente o sistema de propriedade e de produção característicos da Antiguidade principalmente na Europa Ocidental. Essas mudanças acabam revelando um novo sistema econômico, político esocial que veio a se chamar Feudalismo. O Feudalismo não coincide com o início da Idade Média (século V d.C.), porque este sistema começa a ser delineado alguns séculos antes do início dessa etapahistórica (mais precisamente, durante o início do século IV), consolidando-se definitivamente ao término do Império Carolíngio, no século IX d.C6 .

Em suma, com a decadência do Império Romano e asinvasões bárbaras, os nobres romanos começaram a se afastar das cidades levando consigo camponeses (com medo de serem saqueados ou escravizados). Já n
tinha força de lei. A sociedade como um todo estavafirmada num princípio de “deveres e obrigações”. “O senhor do feudo, como o servo, não possuía a terra, mas era, ele próprio, arrendatário de outro senhor, mais acima da escala” p. 9. - A necessidade devassalos era real, a única maneira de obtê-los era cedendo terras. - A quantidade de terras representava a riqueza de um indivíduo. As guerras tinham por objetivo a obtenção de riquezas (terras). -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hoje em dia
  • os dias de hoje
  • Nos dias de hoje
  • Hoje em dia
  • hoje em dia
  • O dia de hoje
  • dias de hoje
  • Hoje em dia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!