Os Determinismos Biol gico e Geogr fico 1

1446 palavras 6 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPÍRITO SANTO – UNESC

SAMARA VASSOLER
THAYNÁ DE SOUZA BRUNELLI
VALQUÍRIA PANCIERI CASOTTI

OS DETERMINISMOS: BIOLÓGICO E GEOGRÁFICO

COLATINA
2015

SAMARA VASSOLER
THAYNÁ DE SOUZA BRUNELLI
VALQUÍRIA PANCIERI CASOTTI

OS DETERMINISMOS: BIOLÓGICO E GEOGRÁFICO

Trabalho Acadêmico apresentado ao Centro Universitário do Espírito
Santo – UNESC, sob orientação do Professor Damián Sánchez Sánchez, (da disciplina Filosofia, do Curso Pedagogia) como requisito para a obtenção de nota nos Trabalhos Específicos.

COLATINA
2015
1 DETERMINISMO

De acordo com a Filosofia, o Determinismo é uma teoria a qual diz que tudo está determinado, que todo evento tem uma causa e que tudo no universo é absolutamente dependente e regido por leis causais. Já que tudo é predeterminado, o determinismo é tipicamente considerado incompatível com o livre-arbítrio.
Existem três tipos de determinismo: Pré-determinismo (a determinação é colocada no passado, em uma sucessão de causas que tem sua explicação nas condições do início do universo), Pós-determinismo (a determinação é vista no futuro e atrelada a algo exterior, que pode ser um Deus.) e Co-determinismo (a determinação é vista na simultaneidade ou no presente das relações.).
Outros tipos de determinismo são: ambiental, econômico, comportamental, mecânico, social, psicológico, linguístico e histórico.
Por ser um tema com diversas interpretações, o determinismo é alvo de muitas críticas.

2 CLASSIFICAÇÃO

2.1 DETERMINISMO BIOLÓGICO

Em antropologia, determinismo biológico é a doutrina que afirma que o agir humano é determinado por variáveis biológicas, negando o livre arbítrio dos homens, já que todas as vontades e ações não são livres, mas sim resultado de mecanismos biológicos.
O Determinismo Biológico atribui as capacidades físicas e psicológicas do ser humano à sua etnia, nacionalidade ou o grupo ao qual pertence.
Este determinismo constitui um importante tema que se

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas