Os desafios da docencia: a diversidade escolar

Páginas: 13 (3175 palavras) Publicado: 3 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 A diversidade humana na escola 4
3 A formação do sujeito cultural 5
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
ANEXOS 9
1 INTRODUÇÃO
A sociedade vem sofrendo grandes transformações em sua estrutura social, econômica e política,estabelecendo novas relações sociais, passando a exigir da escola a formação de um novo aluno, capaz de atuar na sociedade, de maneira a transforma-la. A formação cidadã vem sendo destacada como necessária, para que os cidadãos possam contribuir na construção de novos valores calcados na solidariedade, pois as novas relações sociais estabelecidas estão gerando discriminação, preconceito e exclusãosocial. Para que a escola possa formar este novo aluno, ela precisa que seus professores tenham capacidades intelectuais de promover uma prática docente cidadã e transformadora, pesquisando e construindo conhecimentos para a promoção da igualdade entre a diversidade. Este conhecimento deve ser construído de maneira que o professor se torne um pós-formal, capaz de pensar sobre o próprio pensamento,identificando como as relações sociais estão provocando a exclusão social e as discriminações.

Ao tratar da diversidade humana na escola podemos ter como parâmetro a necessidade de reconhecimento que caracteriza os seres humanos. O reconhecimento pelos outros é uma necessidade humana, já que o ser humano é um ser que só existe através da vida social.
Se a educação sozinha não transforma asociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da eqüidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, da convivência com o diferente e não de sua negação, não temos outro caminho se não viver plenamente a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a distância entre o que fizemos e o que fazemos. (FREIRE, 2000, p. 67).Quando afirmamos que “todos os seres humanos são igualmente dignos de respeito” (Taylor, 1994: 65), isso não pode significar que devemos deixar de considerar as inúmeras formas de diferenciação que existem entre os indivíduos e grupos.
.
De acordo com Hargreaves (1998, p. 27), "As escolas e os professores estão a ser cada vez mais afetados pelas exigências e contingências de um mundo pós-moderno crescentemente complexo e acelerado".

“Cultura é uma preocupação contemporânea, bem viva nos tempos atuais. É uma preocupação em entender os muitos caminhos que conduziram os grupos humanos às suas relações presentes e suas perspectivas de futuro. O desenvolvimento da humanidade está marcado por contatos e conflitos entre modos diferentes de organizar a vida social, de se apropriar dosrecursos naturais e transformá-los, de conceber a realidade e expressá-la.” (Santos 1983 p.3).

2 A diversidade humana na escola
Um ponto de partida para que exista o respeito à diversidade na escola é aceitarmos que os agentes que interagem na escola têm interesses, visões de mundo e culturas diferentes e nenhum de nós tem o monopólio da verdade, da inteligência e da beleza.
Charles Taylor (1994:58) nos ensina que: “um indivíduo ou um grupo de pessoas podem sofrer um verdadeiro dano, uma autêntica deformação se a gente ou a sociedade que os rodeiam lhes mostram como reflexo, uma imagem limitada, degradante, depreciada sobre ele”. Daí a necessidade de negociações permanentes para que todos façam concessões, e todos tenham uma parte dos seus interesses e valores contemplados no espaçoescolar.
É necessário que todos sejam reconhecidos como iguais em dignidade e em direito. Mas para não nos restringirmos a uma concepção liberal de reconhecimento, devemos também questionar os mecanismos sociais, como a propriedade, e os mecanismos políticos, como a concentração do poder, que hierarquizam os indivíduos diferentes em superiores e dominantes, e em inferiores e subalternos.
O professor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CURRÍCULO E DIVERSIDADE: OS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR NO ENSINO SUPERIOR
  • Docencia escolar
  • Tipos de diversidade presentes no cotidiano escolar, desafios para a prática pedagógica.
  • Tipos de diversidade presentes no cotidiano escolar, desafios para a prática pedagógica.
  • OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA SUPERIOR NO BRASIL
  • Os desafios da docência em Secretariado Executivo
  • Docencia desafio entre teoria e prática
  • Desafios da docência no ensino superior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!