ORÇAMENTO DE CAIZ

1227 palavras 5 páginas
ORÇAMENTO DE CAIXA
O Orçamento de Caixa é um instrumento básico para execução do planejamento e do controle financeiros a custo e a médio prazo da empresa, é o orçamento de caixa. O orçamento de caixa não indicará apenas o total dos empréstimos necessários à manutenções das operações da empresa, como também o período em que deverão ser obtidos. Além disso, o orçamento de caixa serve como um ponto de referência em ralação ao qual os valores realizados podem ser comparados.
Resultados negativos podem mostrar que as coisas não estão ocorrendo como o planejado.
O orçamento não é nada mais do que um plano descrito, expresso em termos de unidades físicas e/ou monetárias. A complexidade do processo orçamentário e os seus detalhes de elaboração poderão variar de empresa para empresa, porém na sua essência são semelhantes.
OBJETIVO
O principal objetivo do orçamento de caixa é dimensionar para um dado período, se há ou não recursos disponíveis para a execução das atividades da empresa.
Através do nível projetado de caixa pode-se orçar a parte de recursos que deverão ser capitados e a melhor destinação dos possíveis excedentes de caixa. Justifica-se esta preocupação, porque na atual conjuntura, se o dinheiro não estiver corretamente aplicado, torna-se não produtivo durante esse tempo que foi mal destinado. Desta forma, o orçamento È o instrumento que permite ao administrador financeiro saber, antecipadamente, se haverá problemas de liquidez ou não, em termos operacionais e não operacionais considerados os aspectos de liquidez e de rentabilidade da empresa, para o período orçado. Assim, em termo hábil, a empresa irá projetar a necessidade de levantar empréstimos para cobrir déficit de caixa, analisando as fontes internas e externas, o custo financeiro de operação, as reciprocidades que deverão ser oferecidas à instituição de crédito, etc. Por outro lado, na aplicação deverão ser considerados o volume de recursos que serão comprometidos, o tempo, o risco, a liquidez e a

Relacionados