origem filosofia

Páginas: 12 (2963 palavras) Publicado: 14 de julho de 2014
A origem e evolução da filosofia.









Aluno: Rafael Andrade
Turma: 1°D
Matéria: Filosofia
Professora:
Colégio: Salesiano
Data: 15/03/12

Índice



1.INTRODUÇÃO DA FILOSOFIA
2.ORIGEM DAFILOSOFIA
3.EVOLUÇÃO DA FILOSOFIA
- Filosofia antiga
- Filosofia medieval
- Filosofia do Renascimento
- Filosofia moderna
4.OS PRIMEIROS FILOSOFOS
- TALES DE MILETO
- ANAXIMANDRO DE MILETO
- ANAXÍMENES DE MILETO
- DEMÓCRITO DE ABDERA
5.CONCLUSÃO
6.ANEXOS
7.FONTES
INTRODUÇÃO DA FILOSOFIA

A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em queo homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana, através de explicações racionais para tudo aquilo que era explicado através da mitologia, oferecendo caminhos, respostas e, sobretudo, propondo novas perguntas, num diálogo permanente com a sociedade e a cultura do tempo em que faça parte.
A Filosofia teveseu início em tempo remoto, antes mesmo de Cristo, quando os primeiros filósofos "( pensadores)" como Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Demócrito de abdera começaram a questionarem as coisas que nos cercam.





Origem da filosofia
No período em que se estudavam os mitos, suas origens, desenvolvimento e significado existiam várias formas de tornar compreensíveis osurgimento de todas as coisas.
Houve um momento em que tais explicações deixaram de ser suficientes para levar as pessoas, seja por meio da razão ou de provas incontestáveis, a acreditarem em tais explicações.
Surgiu então a filosofia, uma forma de conhecimento capaz de explicar as diversas mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza, pois a mitologia – ciência que estudava os mitos – já nãoconseguia mais dar conta de explicar fatos que nem mesmo ela, com toda sua sabedoria, conseguia compreender.
Apesar das contradições da mitologia, a filosofia nasceu fortalecida por fatos históricos que aconteceram e contribuíram para esclarecer as diversas modificações ocorridas.




Filosofia antiga:
O seu conteúdo procura sempre compreender as coisas a partir da totalidade, isto é,abranger toda a realidade, sem excluir partes e sem dividi-la em pormenores. A Filosofia Antiga vai perguntar sempre sobre o princípio de todas as coisas e seu objeto de estudos é a totalidade da realidade e do ser. Para
alcançar tal intento, ela vai perscrutar sobre o primeiro princípio de todas as coisas, o porquê anterior a todas as causas, a causa não causada. Os gregos chamam este princípio dePhysis (a essência de tudo). Inicialmente os pensadores chamados pré-socráticos vão procurar a Physis na natureza, no mundo que existe antes mesmo dos seres humanos. Por isso, são chamados de Físicos.
O método da Filosofia Antiga é a compreensão racional da totalidade do ser. Isto quer dizer que, diferentemente das explicações míticas ou religiosas, os filósofos devem fundar suas pesquisas eargumentos sobre o raciocínio lógico, buscando as causas dos fenômenos. Enquanto o mito e a religião buscam compreender o mundo através da crença e da narrativa, a Filosofia vai fundamentar suas explicações na Razão (Lógos). Este é o seu método, que, aliás, foi herdado por quase todas as ciências que conhecemos hoje.
O objetivo da Filosofia Antiga é bastante pretensioso: conhecer e contemplar averdade. Para os gregos, contemplar (Theorein) significa conhecer racionalmente sem se envolver com o objeto conhecido. Do verbo Theorein é que deriva a nossa palavra Teoria. Tal sentido está ainda muito presente nas ciências atuais, que acreditam na possibilidade de um conhecimento realmente objetivo, neutro e imparcial da realidade. Esta crença é uma herança forte da Filosofia grega, que se propôs...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ORIGEM DA FILOSOFIA
  • Origem Filosofia
  • A ORIGEM DA FILOSOFIA
  • filosofia origem
  • Origem da Filosofia
  • Origem da filosofia
  • Origem da filosofia
  • A origem da filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!