Origem do capitalismo moderno

Páginas: 13 (3130 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
Origem do Capitalismo Moderno


Conceito e Condições prévias do Capitalismo
Uma exploração racionalmente capitalista é uma exploração com conta de capital, isto é, uma empresa lucrativa que controla sua rentabilidade na ordem administrativa por meio da contabilidade moderna, estabelecendo um balanço. Uma economia individual pode se orientar de forma diferente, no aspectocapitalista. Ela pode ter parte de sua organização capitalista e parte artesanal ou senhorial.
No Império Romano o abastecimento de cereais para a população era feito por funcionários que poderiam contar com a ajuda de seus subalternos e também dos serviços de determinadas sociedades de transporte. Assim, a organização burocrática estava combinada com a litúrgica. Diferentemente dos tempos passadoshoje enquanto nossas necessidades estão cobertas por métodos capitalistas, as políticas são por meios litúrgicos (mediante cumprimento de deveres de cidadão).
Podemos dizer que uma época esta totalmente capitalista quando não conseguimos imaginar a satisfação de nossas necessidades sem esta sem esta forma de organização. Geralmente a condição prévia para a existência do capitalismo modernoé a contabilidade racional do capita, como norma para todas as grandes empresas lucrativas que se ocupam da satisfação das necessidades cotidianas.
E as condições prévias dessas empresas são:
1. Apropriação de todos os bens materiais de produção como propriedades de livre disposição por parte das empresas lucrativas autônomas;
2. A liberdade do mercado com referencia atoda irracional limitação do comércio;
3. Técnica racional, contabilizável até o máximo;
4. Direito racional, isto é, direito calculável;
5. Trabalho livre;
6. Comercialização da economia, uso geral de títulos de valor para os direitos de participação nas empresas. A partir desse momento é que a comercialização se integra às demais notas característicasdo capitalismo vêm à tona também a especulação.


Os Fatos Externos no Desenvolvimento do Capitalismo
A Comercialização é a criação de títulos de participação das empresas e títulos de rendas públicas, especialmente títulos da divisa pública. Este desenvolvimento só se verificou no Ocidente moderno, e poucos indícios na Antiguidade Romana.
Para a economia moderna a emissãode valores é o meio mais racional de formação de capital. Representa, a sociedade anônima, que se origina através da antecipação de rendas, o poder público deseja ter determinadas rendas ou saber com que garantias podem contar quando cedem essas rendas, e a sociedade os compra por meio de ações ou aluga. Em troca dos empréstimos vendem-se títulos para compra-los novamente depois com um valor dejuros menor.
Há também o financiamento de empresas comerciais, que se dividem em grandes empresas de caráter interlocal e as empresas coloniais internacionais. Mas há um caso mais importante, quando a cidade fez um apelo ao publico e o convidava a participar de uma empresa mercantil organizada por ela, forma esta que se estendeu bastante.
Essas empresas exigiam quantias para desembolsoem vários momentos, não como hoje é possível comprar uma ação e não gastar mais com ela posteriormente. A cidade estabeleceu um limite máximo de participação repetidas vezes para que todos os cidadão pudessem fazer parte na sociedade. Algumas vezes regulava a instituição para que os cidadãos ficassem agrupados em classes ou grupos patrimoniais ou tributários.
As empresas nessa época eramuma sociedade anônima em estado embrionário, pois as inversões eram denunciáveis e a participação do indivíduo não era livremente transferível. Sobre as operações da entidade, exercia-se um controle por parte das autoridades. Era a sociedade regulada.
As grandes sociedades coloniais são outra fase preliminar da sociedade anônima. Um exemplo é a Companhia das índias Orientais Inglesas. Ela,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Capitalismo Moderno
  • origens do capitalismo
  • A Origem Do Capitalismo
  • A origem do capitalismo
  • Origens do capitalismo
  • A origem do capitalismo
  • origens capitalismo
  • A origem do Capitalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!