Origem das cidades - urbanização mundial

Páginas: 11 (2712 palavras) Publicado: 8 de dezembro de 2012
Origem Das Cidades

Muito se fala das diferenças do estilo de vida de quem vive no campo ou nas cidades. Mas o que pouca gente sabe é que os centros urbanos surgiram em torno da atividade agrícola.
 
Há cerca de 12 mil anos, no período neolítico ou da pedra polida,  alguns povos caçadores e coletores descobriram, por observação, que alguns grãos colhidos na natureza poderiam ser enterrados,produzindo novas plantas, iguais aquelas que lhe deram origem.
 
A partir daquele momento, eles perceberam que poderiam semear os alimentos, deixando para trás o passado nômade – inseguro e arriscado. Com esta nova prática, que deu origem à agricultura, aumentou a oferta de alimentos para a população. Quanto mais próximas as plantas estavam do seu ambiente natural, maior era a produção.
 Cerca de 3.500 e 3.000 A.C, alguns grupos começavam a desenvolver uma agricultura irrigada, aproveitando as favoráveis condições naturais das planícies de grandes rios. Foi o que aconteceu em várias partes de uma região denominada de Oriente Próximo, especialmente no vale do rio Nilo (Egito) e dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia - atualmente conhecida como Iraque).
 
Com o passar do tempo, ohomem promoveu melhorias em suas habitações e as aldeias agrícolas cresceram, dando lugar aos centros urbanos, com uma série de benfeitorias. Começam a surgir as cidades-estados e pequenos reinos com poder centralizado. Este foi o embrião do que hoje conhecemos como as cidades.
 
Hoje, os centros urbanos são também polos de comércio de produtos industrializados e prestação de serviços essenciaisà população como saúde, educação, correios, transportes, energia elétrica, telefonia, saneamento básico.
 
Também estão nas cidades os centros de pesquisa científica e tecnológica, entidades culturais, universidades com diversas possibilidades profissionais, bibliotecas, clubes e museus, além das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que devem trabalhar pelo interesse doscidadãos – do campo ou dos centros urbanos. As cidades favorecem o encontro, a troca de informações e de mercadorias, o intercâmbio de ideias e opiniões.
 
Se, por um lado, o campo oferece alimentos, cuida do ambiente e busca recursos para movimentar outros setores da economia, do outro, as cidades trabalham para garantir o abastecimento de outras necessidades do ser humano: saúde, educação, lazer,política e cidadania.

Tipos de cidades
Cidades portuárias
Desenvolvem-se junto à costa, em lugares abrigados de correntes e ventos, normalmente junto à foz de um grande rio. Por norma, encontram-se inseridas em regiões economicamente mais desenvolvidas e povoadas.As cidades portuárias costumam ser terminais de caminhos-de-ferro, auto-estradas e aeroportos. Roterdão (Holana), Hamburgo(Alemanha), Tóquio (Japão) e Singapura são exemplos de importantes cidades portuárias.

Cidades industriais
Há cidades que se desenvolveram, ou mesmo surgiram, em função da actividade industrial. Inicialmente, as cidades industriais apareceram em regiões ricas em matérias-primas e energia (o carvão, por exemplo), mas, com o desenvolvimento dos transportes, esses factores perderam alguma importância,costumando ser simultaneamente cidades portuárias ou estar-lhes associadas. São exemplos deste tipo de cidades Liverpool (Reino Unido), Barreiro (Portugal) ou Estugarda (Alemanha).
Cidades comerciais
As cidades comerciais desenvolvem-se, sobretudo, quando os impostos sobre os produtos são baixos ou existem grandes concentrações e fluxos de pessoas ou de capital financeiro (bancos, bolsas).Andorra-a-Velha (Andorra), Frankfurt (Alemanha), Hong-Kong (China) são cidades marcadamente comerciais.
Cidades turísticas
As cidades turísticas desenvolveram-se na segunda metade do século XX, em virtude de milhões de pessoas dos países desenvolvidos terem adquirido capacidade financeira para passar férias fora de casa.
As cidades turísticas localizam-se quase todas junto ao mar e em climas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Urbanização Mundial
  • URBANIZAÇAO MUNDIAL
  • Urbanização mundial
  • Urbanizacao nas cidades
  • Origem da urbanização
  • ORIGEM E URBANIZAÇÁO DAS PRIMEIRAS CIDADES INDO – HARAPPA E MOHENJO-DARO
  • A Origem Da Cidade
  • Origem das cidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!