Origem da Sociedade (Dalmo de Abreu Dallari)

Páginas: 5 (1026 palavras) Publicado: 26 de março de 2014


Estudo Dirigido 3 – Teoria Política I

Texto 5: Origem da Sociedade (Dalmo de Abreu Dallari)

1) A primeira teoria é favorável à idéia da sociedade natural, que tem, atualmente, maior número de adeptos e que exercem maior influência na vida concreta do Estado. O antecedente mais remoto da afirmação de que o homem é um ser social por natureza encontra-se no século IV a.C.,com a conclusão de Aristóteles de que “o homem é naturalmente um animal político”, ou seja, o homem interage com outros homens para assim viver em grupo. Para o filósofo grego, só um indivíduo de natureza vil ou superior ao homem procuraria viver isolado dos outros. Quanto aos irracionais, que também vivem em permanente associação, diz Aristóteles que eles constituem meros agrupamentos formadospelo instinto, pois o homem, entre todos os animais, é o único que possui a razão, o sentimento do bem e do mal, do junto e do injusto. Já Cícero afirma que “a espécie humana não nasceu para o isolamento”. Assim, pois, não seriam as necessidades materiais o motivo da vida em sociedade, havendo, independente dela, uma disposição natural dos homens para a vida associativa. Para Ranelletti o homem éinduzido fundamentalmente por uma necessidade natural, porque o associar-se com os outros seres humanos é para ele condição essencial de vida. Mesmo provido de todos os bens materiais suficientes à sua sobrevivência, o ser humano continua a necessitar do convívio com os semelhantes. Além disso, é importante considerar que a existência desse impulso associativo natural não elimina a participaçãoda vontade humana. Consciente de que necessita da vida social, o homem a deseja e procura favorecê-la, o que não ocorre com os irracionais, que se agrupam por mero instinto.
Já se opondo aos adeptos do fundamento natural da sociedade encontram-se muitos autores sustentando que a sociedade é, tão-só, o produto de um acordo de vontades, ou seja, de um contrato hipotético celebrado entre os homens,razão pela qual esses autores são classificados como contratualistas. Há uma diversidade muito grande de contratualismos, encontrando-se diferentes explicações para a decisão do homem de unir-se a seus semelhantes e de passar a viver em sociedade. O ponto comum entre eles, porém, é a negativa do impulso associativo natural, com a afirmação de que só a vontade humana justifica a existência dasociedade.
Texto 6: “Ordem social e jurídica” (Dalmo de Abreu Dallari)
1) O problema do poder é considerado por muitos como o mais importante para qualquer estudo da organização e do funcionamento da sociedade, havendo mesmo quem o considere o núcleo de todos os estudos sociais.
A primeira característica a ser estabelecida é a socialidade, significando que o poder é um fenômeno social, jamaispodendo ser explicado pela simples consideração de fatores individuais. Outra importante característica é a bilateralidade, indicando que o poder é sempre a correlação de duas ou mais vontades, havendo uma que predomina. É importante que se tenha em conta que o poder, para existir, necessita da existência de vontades submetidas. Além disso, é possível considerar-se o poder sob dois aspectos: ou comorelação, quando se procede ao isolamento artificial de um fenômeno, para efeito de análise, verificando-se qual a posição dos que nele intervêm; ou como processo, quando se estuda a dinâmica do poder.

2) Ordem:
Havendo tanta diversidade de preferências, de aptidões e de possibilidades entre os homens, como assegurar que, mantendo-se a liberdade, haja unidade na variedade, conjugando-setodas as ações humanas em função de um fim comum? Se observarmos o mundo da natureza veremos que há um constante movimento e que apesar disso, existe harmonia e criação. Como é possível isso? É porque os movimentos são ordenados, produzindo-se de acordo com determinadas leis. Embora os homens tenham dificuldade em conhecer essas leis, e de tempos em tempos devam rever suas conclusões à luz de novos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DALMO DE ABREU DALLARI ELEMENTOS CARACTERISTICOS DA SOCIEDADE
  • Ficha destaque
  • Dalmo de abreu dallari
  • Território
  • Tge
  • Dalmo de abreu dallari tipos de estado
  • Defini O TGE Dalmo De Abreu Dallari
  • Esquema do Estado (Dalmo de Abreu Dallari)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!