origem da cerveja e da cevada

Páginas: 15 (3632 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
Cevada
A cevada (Hordeum vulgare) é uma gramínea cerealífera e representa a quinta maior colheita e uma das principais fontes de alimento para pessoas e animais. A área cultivada no mundo chega a 530 000 km². O seu período de germinação é de um a três dias. Suas flores são dispostas em espigas, na extremidade do colmo, e os aquénios, amarelados e ovóides.
É uma cultura tipicamente de invernoque não tolera o alagamento, sendo resistente a seca quando comparada ao trigo, mas exigente em relação à fertilidade do solo.
A cevada fornece uma farinha alimentícia e o produto resultante da germinação artificial dos grãos (malte) é utilizado na fabricação da cerveja e de outros produtos. Os grãos torrados e moídos são usados na fabricação de uma bebida sem cafeína de aspecto semelhante ao docafé. A cevada é ainda empregada em alimentação animal como forragem verde e na fabricação de ração.
Origem
O cultivo da cevada iniciou entre 6000 a.C. e 7000 a.C., na área atualmente ocupada no Oriente Médio, sendo nessa época o principal cereal utilizado na alimentação humana, mais tarde substituída pelo trigo.


Tablete com a contabilidade das rações de cevada distribuídas a adultos ecrianças pelo rei Urukagina(aprox. 2350 a.C.).
A primeira evidência arqueológica é do Epipaleolítico, em Ohalo, perto do Mar da Galileia. Os resquícios encontrados foram datados de aproximadamente 8500 a.C. O primeiro indício de cevada domesticada ocorrem em sítios neolíticos Acerâmicos, como no Tell Abu Hureyra, na Síria. A cevada é cultivada na Coreia desde o período da Cerâmica Mumun (c.1500-850 a.C.)
Cerveja de cevada foi provavelmente a primeira bebida desenvolvida por humanos no Neolítico. A cevada foi mais tarde utilizada como moeda.
Na Europa Medieval, pão feito de cevada era considerado comida de gente humilde, enquanto produtos feitos de trigo eram consumidos pelas classes mais altas. A batata substituiu massivamente a cevada, na Europa Oriental no século 19 como alimento.USOS CARACTERISTICOS DA CEVADA
Atualmente, é mais usada na alimentação animal: o grão é utilizado inteiro, quebrado, moído ou esmagado, e a planta como pastagem feno ou silagem. O segundo maior uso é a produção do malte, que consome cerca de 20 milhões de toneladas anualmente. Na alimentação humana é consumida in natura, malteada ou na forma de farinhas, principalmente em regiões onde outroscereais não se desenvolvem bem. Cerca de 5% da produção mundial são aproveitados como semente.
No Brasil, é exclusiva a produção comercial de malte cervejeiro. A produção para outros fins nunca se consolidou devido a falta de competitividade em relação a outros grãos, principalmente o milho.
Desde sua domesticação, a cevada vem sendo alterada geneticamente, visando à adaptação a diferentes condiçõesambientais, sistemas de produção e usos do grão. A variabilidade genética (natural e induzida) acumulada ao longo da história tem permitido ao melhoramento o avanço necessário à manutenção da cultura na posição que ocupa no cenário mundial de produção de alimentos.
Na atualidade, o desenvolvimento de novos cultivares está baseado na seleção de produções híbridas segregantes criadas por meio dehibridação artificial (cruzamentos).
TECNOLOGIAS
Métodos de Hibridação
Cultivo das plantas
A produção de sementes por meio da hibridação artificial é mais eficiente quando obtidas de plantas vigorosas e sadias. As plantas para cruzamentos podem ser cultivadas no campo, em casa de vegetação ou câmaras de crescimento. Independente do local de plantio, o vigor das plantas está associado aoadequado manejo da umidade do solo, adubação, temperatura e luminosidade.
Sementes híbridas podem também ser obtidas por meio do cultivo de espigas destacadas da planta em água ou solução nutritiva. O cultivo de espigas permite maior controle das condições ambientais, sendo por isso utilizado em vários controles de melhoramento.
No Brasil a hibridação tem sido feita somente em plantas. O bloco de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CEVADA DE CERVEJA COMO RA O
  • A Origem da Cerveja
  • Cevada
  • Cevada
  • CEVADA
  • A Cevada
  • Cevada
  • Cevada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!