ORIFICIOS E BOCAIS

2476 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

RELATÓRIO IV
INDICADORES NATURAIS E SOLUÇÃO TAMPÃO

INTRODUÇÃO

As experiências realizadas durante a aula de laboratório de Química Analítica tiveram o intuído de determinar o pH de soluções em meio ácido e básico através de indicadores naturais.
A medida de pH (potencial hidrogeniônico) é responsável por indicar se a solução aquosa é ácida, neutra ou alcalina.
Nas últimas décadas a medição e utilização da pH cresceu drasticamente, sendo necessária em toda e qualquer atividade onde a qualidade é importante, como agricultura, horticultura, meio ambiente de modo geral, indústria alimentícia, farmacêutica, cosmética, etc.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

INDICADORES NATURAIS

Um indicador de pH, também chamado de indicador ácido-base, é um composto químico que adicionado em pequenas quantidades a uma solução permite saber se essa solução é ácida ou alcalina. Estes corantes são dotados de propriedades halocrômicas, que é a capacidade de mudar de coloração em função do pH do meio.
Normalmente, variando o pH da solução, a cor da solução varia também, pode ser acrescentado-se mais alguma substância ácida ou básica, ou ainda, diluindo-a com água ou outro solvente.
Os indicadores de pH, são geralmente, ácidos ou bases fracas, que quando adicionados a uma solução ligam-se aos íons H+ ou OH-, provocando uma alteração da configuração eletrônica, e consequentemente, alterando-lhes a cor.
Dada a subjetividade em determinar a mudança de cor, é aconselhável o uso de um medidor de pH onde são necessárias determinações mais rigorosas.
Os sucos de alguns vegetais e outras plantas podem funcionar como indicadores de quão ácida ou básica é uma substância. Por exemplo, ao cozinhar uma couve-vermelha até ficar bem macia, se adiconado um ácido ao suco liberado, como o vinagre, este suco tornar-se-á vermelho, porém, se adicionado uma base, como a amônia, o suco se tornará azul ou verde. Uma série de outros

Relacionados

  • auditoria de obras hidricas
    22721 palavras | 91 páginas