Organon

Páginas: 4 (784 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Organon
Essa obra, dedicada à lógica formal, com­preende seis partes: Categorias, Da inter­pretação, Primeiros analíticos, Segundos analíticos, Tópicos e Refutações sofísticas; tem o nomede Organon, que significa “uten­sílio, instrumento”. Isto porque Aristóteles considera a lógica formal como o meio que, à disposição do espírito, permite-lhe racio­cinar e exprimir-se em conformidade com averdade.
Aristóteles dedica Categorias ao da predicação – o verbo grego kategorein significa “atribuir um predicado a um sujeito”. O autor apresenta no primeiro capítulo a definição dos termos“homônimo” – são chamadas homônimas coisas que só têm o nome em comum – e “sinôni­mo” – são chamadas sinônimas as coisas ­que têm em comum o nome e o conceito, como por exemplo homem e boi, que po­dem serambos chamados de “animal” e partilhar o conceito de animal. No segundo capítulo, ele faz a distinção entre os nomes – nome comum, verbo, grupo, atributo – e as proposições, que são uma ligação(symploké) de nomes.
Depois de definir atributo (cap. III), Aris­tóteles distingue as diferentes significações da predicação (cap. IV). Assim, o atributo pode significar a substância (ou­sia) quandoresponde à pergunta “O que é?”, mas pode significar também quantida­de, qualidade, relação, lugar, tempo, posi­ção, posse, ação e paixão. Aristóteles defi­ne a substância primeira (cap. V) como o quenão é afirmado de um sujeito nem num sujeito – é portanto o indivíduo -, e a subs­tância segunda, como o gênero e o espaço aos quais pertencem o indivíduo. Os capí­tulos VI a IX são dedicados aoestudo deta­lhado das outras categorias ou modos de predicação. Por fim, o capítulo X estuda os opostos; o capítulo XI, os contrários; o ca­pítulo XII, o anterior; o capítulo XIII, o si­multâneo; e ocapítulo XIV, o movimento. O capítulo XV encerra o tratado com o es­tudo da categoria da posse.
Os catorze capítulos do tratado Da inter­pretação são dedicados ao estudo das pro­posições...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organon, a arte de curar
  • A CRIAN A NA ESTRUTURA ENUNCIATIVA Artigo Organon
  • Resumo Novo Órganon Francis Bacon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!