Alves

Páginas: 6 (1268 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O surgimento da nutrição
Introdução
O surgimento da nutrição como ciência, se deu somente nas primeiras décadas do século XX, a partir da demonstração que a deficiência de nutrientes ocasionava doenças. O presente trabalho, através de breve revisão histórica, relata os primeiros estudos que investigaram as primeiras doenças, como por exemplo, o raquitismo.
Descrever em ordem cronológica odesenvolvimento das politicas de alimentação no Brasil do seu inicial aos dias atuais, destacando dos trabalhos dos médicos. Até o século XIX o estudo da nutrição havia sido orientado para a determinação do valor calórico dos alimentos, não se dando ênfase as fontes alimentares de poucas calorias, como hortaliças e frutos em gerais que era até mesmo desaconselhado na alimentação diária.
O avanço daEndocrinologia, entre a segunda metade do século XIX e o inicio do século XX, trouxe mudanças nesta concepção. Os estudos na área aprofundaram a observação interações dos elementos como ferro, ido e cálcio e as substancias hormonais. A nova ciência da nutrição começou a surgir nos meados do século XX, apesar de que as relações entre o escorbuto e a pouca ingestão de frutas cítricas já tivessesido observada o século XX.
Desenvolvimento
Surgimento da Nutrição no Brasil

No Brasil, a origem do campo da Nutrição, seja como disciplina, política e ou profissão, tem sido contextualizada no bojo das transformações econômico-político-sociais e culturais que o país vivenciou no decorrer dos anos 1930-1940. Ou seja, a nutrição surge quando o país consolida sua opção pelo modelo capitalistaindustrial, no chamado Estado Novo de Getúlio Vargas, período marcado por preocupação políticas no sentido de atender aos anseios prioritários da população.

Com pouco mais de sessenta anos de existência no Brasil, a profissão de nutricionista vem passando por marcantes transformações, determinadas em grande parte, mações, determinadas em grande parte, pelo modelo de desenvolvimento adotado pelopara Saúde e pelas intensas Tais transformações configuraram mudanças no mercado de trabalho, em que oportunidade.


No Brasil, a profissão de nutricionista vem passando por marcantes transformações, determinadas em grande parte, pelo modelo de desenvolvimento adotado pelo país ao final dos anos trinta, pelas políticas governamentais para a Saúde e pelas intensas discussões sobre a formaçãoacadêmica da categoria até os dias atuais. Tal transformação configura.
A história do nutricionista no Brasil. Em 24 de outubro de 1939, foi criado o primeiro curso de Nutrição do Brasil, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, com duração de um ano, ministrado em tempo integral, dividido em quatro períodos. Em 1966, o período para a conclusão passou para três anos.
OMinistério da Educação estabeleceu que tais cursos tivessem a duração de quatro anos, divididos em oito semestres. A criação do primeiro Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, em 1972, impulsionou a criação dos cursos de Nutrição e o mercado de trabalho para os nutricionistas. Consequentemente, a profissão se expandiu dos hospitais e Serviços de Alimentação da Previdência Social para efetivamenteassumir as escolas, os restaurantes de trabalhadores, docência, indústria, marketing, nutrição em esportes, saúde suplementar, núcleos de assistência à saúde da família. Esta ampliação de áreas se mantém até hoje.
De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição, os primeiros registros da evolução da profissão do nutricionista surgiram no Canadá, em 1670, com o Centro de Classificação e OcupaçõesTécnicas das Irmãs da Ordem de Ursulinas, e em 1867, em Toronto, com a criação do Curso de ensino de Economia Doméstica. A primeira profissional da área surge na guerra de Criméia, organizando cozinhas funcionais para dietas para enfermos graves. Na área médica as primeiras dietas para casos especiais são registradas na Escócia. A primeira guerra mundial marca a necessidade profissional de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alves
  • alves
  • Alves
  • Cleussimar alves
  • Rodrigues Alves
  • Rubem Alves
  • Castro alves
  • Felipe alves

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!