ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

4588 palavras 19 páginas
FUNDAÇÃO ESCOLA DO MINISTÉRIO PÚBLICO
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FEMPERJ

ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO

Fhelipe do Carmo Pereira
Turma: N1/2012
Matricula: 8497

Rio de Janeiro
2012
ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS NO SISTEMA NO PRISIONAL BRASILEIRO

“E quando os gonzos do portão penitenciário giram, para restituir à vida social aquele que é tido como regenerado, o que em verdade sucede, é que sai da prisão o rebotalho de um homem, o fantasma de uma existência, que vai arrastar para o resto de seus dias, as cadeias pesadas das enfermidades que adquiriu na enxovia, nessa enxovia para onde foi mandado para se corrigir e onde, ao invés disso, adestrou-se na delinqüência, encheu a alma de ódio e perverteu-se sexualmente.”
Astor Guimarães Dias em,
A questão sexual das prisões.

INTRODUÇÃO

Este artigo tem como proposta estudar a atual situação do sistema penitenciário, no que tange à proposta e à efetividade da ressocialização do condenado, haja vista as organizações criminosas inseridas no sistema prisional.
Ressocializar, que é um dos principais objetivos da LEP, significa tornar o ser humano capaz de viver novamente em sociedade, de forma harmônica como faz o homem médio. Para isso, é necessária uma política séria de renovação do sistema prisional do Estado e cumprimento da LEP.
Dentro do processo de ressocialização, enquanto ainda o detento está encarcerado, é fundamental um sistema que resgate seus valores de ser humano, valores em comum com a sociedade livre. Isto só pode ser conseguido através de um ambiente com experiência favorável à assimilação destes valores. Este ambiente de experiências favoráveis deve ser o mais amplo possível e é crucial o efetivo cumprimento da LEP, a qual tem o status de “Constituição Federal” do preso.

FINALIDADE DA PENA DE PRISÃO

Se no início da história da pena de prisão a finalidade desta era apenas de retenção, de

Relacionados

  • Feltran, gabriel de
    129707 palavras | 519 páginas
  • Cole O Sinopses V
    155139 palavras | 621 páginas
  • Cole o Sinopses v
    193539 palavras | 775 páginas