ORGANIZA O DO SISTEMA NERVOSO

567 palavras 3 páginas
ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO, NEURONIOS E CELULAS DA GLIA .
Em sua organização microscópica o neurônio é composto por dois tipos de células os neurônios e as células gliais. O neurônio é a parte ativa do sistema nervoso, e as células gliais tem a função de suporte.
Sua divisão anatômica é constituída por
Medula Espinhal – É a principal via de informação da pele, articulações e músculos para o cérebro e vice-versa. Comunica-se com o corpo através de nervos periféricos que são formados pelas raízes ventral e dorsal e deixam a coluna vertebral através de espaços presentes entre as vértebras.
Bulbo – Regulação de funções vitais, tais como a respiração, pressão sanguínea e digestão.
Ponte – Contém um grande número de neurônios que retransmitem informações dos hemisférios cerebrais para o cerebelo, principalmente informações sobre os movimentos.
Mesencéfalo – Controle dos movimentos oculares e controle motor dos músculos esqueléticos
Cerebelo – Recebe informações sensoriais da medula, informações motora do córtex e informação sobre o equilíbrio vinda dos órgãos vestibulares (ouvido interno) e tônus
Diencéfalo – (Tálamo e Hipotálamo): O tálamo distribui quase toda informação sensorial e motora para o córtex cerebral. O hipotálamo regula o sistema nervoso autônomo e a secreção hormonal pela hipófise.
Hemisférios cerebrais – Consistem de córtex cerebral, substância branca, gânglios da base, formação hipocampal e amigdala. Cada hemisfério tem funções especializadas e comanda o lado contra-lateral do corpo. Estão envolvidos com funções perceptivas, cognitivas e motoras superiores, além da emoção e memória.
Substância cinzenta e substância branca.
Neurônios – Os neurônios são responsáveis pelas funções mais especializadas, atribuídas ao sistema nervoso (sensibilidade, pensamentos, lembranças, controle da atividade muscular e regulação das secreções glandulares). A neuroglia (ou células gliais) sustenta, nutre e protege os neurônios, mantendo a homeostasia no líquido

Relacionados

  • As consequencias psicossomaticas
    23713 palavras | 95 páginas
  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas