Organizações - Analise Organizacional

Páginas: 18 (4394 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
 Organização

- Conceito
Organização é uma palavra originada do grego "organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. De um modo geral, organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos.
Em Administração de Empresas, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou maispessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.
Uma organização é formada pelo soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros. A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum. A qualidade é oresultado de um trabalho de organização.
Existe um conjunto de elementos que estão diretamente associados a uma organização, tais como: clientes, fornecedores, concorrentes, comunicação social, entre outros.
Com tantos conceitos semelhantes de organização, dois conceitos foram escolhidos para se destacarem nesse trabalho, o primeiro é o conceito desenvolvido por Cury, a partir da união deconceitos de autores diversos.
Segundo Cury (2000), a organização é: “um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar”. 



Já o segundo conceito vem de Meireles e Paixão (2003) que chegaram a seguinte conclusão sobre as organizações: “é um artefato que pode ser abordado como um conjunto articulado de pessoas,métodos e recursos materiais, projetado para um dado fim e balizado por um conjunto de imperativos determinantes (crenças, valores, culturas).” 
Meireles (2003) divide esse “artefato” complexo em cinco questões básicas:
O “quem” é o humanware – conjunto de pessoas requeridas pelo artefato.
.O “como” é o software – tecnologia procedimental, a maneira de fazer as coisas.
O “com o quê” é ohardware – conjunto de recursos materiais (incluindo financeiros): equipamentos, máquinas, valores escriturais, créditosevalores.
O “o quê” é o foco – alvo de toda ação administrativa desenvolvida no interior do artefato.
O “por quê” são os imperativos determinantes – fonte da ação humana administrativa: apetites, sentimentos, interesses, atitudes, hábitos, cultura, crenças, valores, princípios.


-Origem das Organizações
É interessante entender o porque das organizações existirem, nem sempre houve a necessidade de ser juntar pessoas e recursos a fim de produzir bens ou serviços para atender a sociedade. Contudo, nos tempos contemporâneos, as organizações ganharam complexidade e volume.
As organizações estão expandindo e melhorando a cada dia, impulsionadas pela alta competitividade eexigência da sociedade por melhores resultados.
Para Coelho (2004), as organizações existem, pois todos precisamos de bens e serviços para viver e são elas as responsáveis por produzir esses bens e serviços.
Portanto, as organizações existem para atender às necessidades e desejos da sociedade e do mercado.
Sobre a origem das organizações, Coelho diz que: “Na Antigüidade, roupas e víveres eramproduzidos na própria casa, para os seus moradores; apenas os excedentes eventuais eram trocados entre vizinhos ou na praça.[...] Alguns povos da Antigüidade, como os fenícios, destacaram-se intensificando as trocas e, com isto, estimularam a produção de bens destinados especificamente à venda. Esta atividade de fins econômicos, o comércio, expandiu-se com extraordinário vigor.”.
As organizaçõesexistem para servir às necessidades e desejos das pessoas. Essas entidades são planejadas, organizadas, dirigidas e controladas por Administradores que por meio da Administração, a nascem e se desenvolvem.

- Importância da Organização
Devido a correria do dia-a-dia das grandes metrópoles, esquecemos do papel fundamental das empresas na sociedade.
De maneira indireta, quando uma pessoa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise das Organizações
  • Análise organizacional do processo de produção da empresa criserv organizações contábeis
  • Análises das Organizações
  • Análise organizacional
  • Analise organizacional
  • Analise organizacional
  • Análise organizacional
  • Análise organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!