Organização

Páginas: 11 (2699 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
FACULDADE SUMARÉ






Função do Administrador: Organizar












Sumario
Conceito da organização........................................................................................ 03
Organização................................................................................................................. 04
EstruturaOrganizacional............................................................................................. 05
Organização como a função administrativa de organizar............................................ 06
Os parceiros da Organização........................................................................................ 07
Organização como uma unidade ou entidade Social.................................................... 08
Osníveis organizacionais............................................................................................ 09
Conclusão.................................................................................................................. 11
Bibliografia............................................................................................................ 12Conceito de Organização
Recorrendo ao conceito clássico podemos definir qualquer organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente, mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado através da afetação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis,liderados ou não por alguém com as funções de planear, organizar, liderar e controlar.
Desta definição de organização convém reter alguns conceitos fundamentais para a sua adequada compreensão, nomeadamente:
1. Atuação coordenada: para que exista uma organização, não basta que um conjunto de pessoas atue com vista a atingir um objetivo comum; é necessário também que essas pessoas se organizem, ouseja, que desenvolvam as suas atividades de forma coordenada e controlada para atingir determinados resultados. Esta coordenação e controlo é geralmente efetuada por um líder, mas encontram-se muitas vezes organizações em que estas tarefas são efetuadas por todos os membros em conjunto através, por exemplo, de um órgão colegial.
2. Recursos: representam todos os meios colocados à disposição daorganização e necessários à realização das suas atividades. Nestes recursos incluem-se os recursos humanos, os recursos materiais e tecnológicos, os recursos financeiros, a imagem de mercado e credibilidade perante o exterior.
3. Afetação eficaz: os recursos organizacionais descritos no ponto anterior são, por definição, escassos, daí que a sua alocação deva ser efetuada eficazmente por forma a quea probabilidade de atingir os objetivos pré-definidos seja a maior possível. É daqui que surge a principal justificação para a necessidade da gestão nas organizações.
4. Objetivos: Representam as metas ou resultados organizacionais pretendidos e a obter no futuro ou, por outras palavras, o propósito que justifica toda a atividade desenvolvida ou mesmo a própria existência da organização.Naturalmente, todas as organizações devem determinar não apenas os seus objetivos, mas também definir as medidas e formas de atuação e de alocação de recursos que se pensam mais adequadas para atingi-los.
5. Contexto: Representa toda a envolvente externa da organização que, de forma direta ou indireta, influencia a sua atuação e o seu desempenho. Nesta envolvente externa inclui-se o contexto econômico,tecnológico, sócio-cultural, político-legal, e ainda um conjunto de elementos que atuam mais próximo e diretamente com a organização, tais como os clientes, os fornecedores, os concorrentes, as organizações sindicais, a comunicação social, entre outros.

Organização
É uma combinação de recursos que procura deliberadamente realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos).

Velha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ORGANIZAÇÃO
  • organização
  • organização
  • Organizacao
  • Organização
  • organização
  • Organização
  • Organização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!