Organica experimental I - UFRN

Páginas: 3 (580 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Relatório, experimento 3.
Data de realização: 26/02/14
Alunos: Luís Fellipe, Nicoly Branco, Pedro Victor, Vitor Fernandes.
QUI0314 – 4M56
Título:Cromatografia em Coluna e em Camada Delgada (CCD)
Pré-Laboratório

1) Soluto: substancia que pode ser dissolvida (dissociada e solvatada por um determinado solvente).
Solvente: substância quepermite a dissolução de uma outra substância em seu meio, ou seja, a dissocia e solvata.
Os fatores que determinam a solubilidade das substancia é a polaridade das moléculas e as interações químicasmoleculares. Moléculas polares só dissolvem polares e moléculas apolares só dissolvem moléculas apolares. Dependendo da intensidade da polaridade e da força das interações químicas intermoleculares, podeocorrer muita ou pouca dissolução.

2) Óleos vegetais e minerais são substâmcias apolares, enquanto a água é uma substância polar. Portanto, não há dissolução entre ambos.

3) Cromatografia é umatécnica analítica quantitativa e qualitativa, baseada na separação de componentes de uma mistura através de diferentes interações com duas fases do sistema, a fase móvel e a fase estacionária.

4) Osmétodos cromatográficos podem ser: planar, podendo então ser, CCD, CP ou centrífuga; e em coluna, podendo então ser: CSC, líquida clássica ou CLAE egasosa CG ou CGAR.

5) A CCD, consiste em uma placafina de uma substância polar como fase estacionária que é mergulhada num recipiente com uma substância apolar volátil, a qual é capaz de eluir os componentes da mistura. Esse arraste leva apenas aparte mais apolar da mistura, enquanto a parte mais polar fica retida na fase móvel. Pode-se então comparar a polaridade dos componentes através da distância de arraste.
Já a cromatografia em coluna,usa-se a gravidade para “arrastar” os componentes da mistura por um adsorvente em uma coluna de vidro. Esse adsorvente retém os componentes de polaridade semelhante a sua, enquanto os de polaridade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de orgânica experimental i
  • Relatório Sólidos
  • Relatório de química orgânica experimental i
  • Relatório 1
  • Orgânica Experimental
  • Orgânica Experimental
  • orgânica experimental
  • experimental organica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!