organelas

Páginas: 8 (1832 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
ESQUEMA DE UMA CÉLULA ANIMAL
Nucléolo: Organoide ligado ao processo reprodutivo da célula (desaparecem assim que se inicia a divisão da célula) e ao controle de processos celulares básicos por conter trechos de DNA específicos e proteínas associados ou não ao RNA. São corpos arredondados de aspecto esponjoso que não possuem membrana envolvente e por isso ficam mergulhados diretamente no núcleoplasma (dentro do núcleo.
Núcleo: Organela localizada em toda célula eucarionte com limites bem definidos por sua membrana (carioteca) é o responsável pelo controle de atividades de todas as organelas e onde se encontram o DNA e o RNA da célula, responsáveis por armazenar e passar diante das características genéticas da célula.
Ribossomo: Estruturas que se encontram no citoplasma das células,são responsáveis pela produção de proteínas no citoplasma da célula não possuem membrana e podem ser encontrados em todas as células (eucariontes e procariontes). Em ambos os casos sua função é a síntese de proteínas.
Vesícula de Secreção: Bolsa revestida de proteínas que é expelido pela célula através de exocitose. Controle de substâncias.
Reticulo Endoplasmático Rugoso: Rede de “canais”associado a inúmeros ribossomos que faz com que adquire uma aparência rugosa, possuem membranas mais afinas que a membrana plasmática e sua importância varia de célula para célula. Responsável pela síntese das proteínas.
Complexo de Golgi: Conjunto de dictiossomos da célula (estruturas paralisadas onde é possível perceber uma face côncava e outra convecção) onde são formados os glicolipídeos e asglicoproteínas e os sulfo-transferoses que ajudam na transferência de grupos de sulfatos para proteínas (produção de enzimas facilitadores).
Citoesqueleto: Formado basicamente pelas proteínas actínia e terbulina sua estrutura é formado por 3 tipos de filamentos proteicos, os micro túbulos, filamentos intermediários e micro filamentos e tem a função de manter a organização celular em forma de conteúdo,manutenção, movimentação, circulação do citoplasma no interior da célula auxilia no transporte de substâncias, união das células, movimentação dos cromossomos no processo de divisão celular, formação de cílios e flagelos além de quando presente nos músculos atuar no processo de contração muscular.
Retículo Endoplasmático Liso (REL): O mesmo que o (RER) porém apresentando aparência livre degeranelos. São responsáveis pela síntese de lipídios e desintoxicação.
Mitocôndria: São consideradas as principais organelas celulares e estão presentes apenas em células eucariontes. São formados 2 membranas fosfolipidicas, uma externa parecido com a membrana plasmática e outra interna e cheias de ondulações. É a responsável por fazer a respiração celular ou gerar enegia para a célula.
Centríolos:Organelas que não são envolvidas por membranas se autoduplicam antes da divisão celular quando os novos centríolos migram para os polos opostos da célula a se dividir. Tem como função a formação de novas células.
Peroxissomo: Bolsas membranas que contém enzimas digestivas que degradam gorduras e aminoácidos, têm também grandes quantidades de catalase que converte o peroxido de hidrogênio,popularmente conhecido água oxigenada (H²O²), em água e gás oxigênio.
Citoplasma: parte fluido no interior da célula que é constituído por água, proteínas , açucares e é onde as organelas se encontram se encontram e desempenham suas funções.
Lisossomos: Bolsas membranosas semelhantes a peroxissomos e que também contém enzimas digestivas que são responsáveis por metabolizar substâncias que chegam a célulaatravés da fagocitose e pinocitose.


As células eucariontes apresentam em sua composição duas partes bastante distintas.
O citoplasma que é formado basicamente por água, íons e substancias essenciais ao funcionamento das células e onde se encontram as estruturas celulares como as organelas, ribossomos, mitocôndrias, lisossomos e complexo de Golgi e revestido pela membrana plasmática.
E...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Organelas
  • organelas
  • Organelas
  • Organelas
  • Organelas
  • Organelas
  • organelas
  • Organelas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!