ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

486 palavras 2 páginas
ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

MITOCÔNDRIA:
Produzem energia através da respiração celular em forma de ATP (adenina tri fosfato), tem DNA próprio e autoreprodução.
Se encaixam na teoria endossimbiôntica, que diz o seguinte: a mitocôndria tem 2 membranas, que conclui-se que ela foi fagocitada por uma célula e uma das membranas foi dessa célula, e acabaram fazendo um processo de simbiose, que é quando dois organismos trabalham juntos.
As doenças mitocondriais são sempre provenientes da mãe, uma vez que o feto só tem mitocôndrias da mãe. Elas são doenças genéticas que afetam genes da mitocôndria.
Só é presente em células eucariontes.
RESPIRAÇÃO CELULAR: Glicose + oxigênio = Gás carbônico e água, que geram 36 ATP.
PLASTOS:
Só ocorrem em células vegetais, e tem DNA próprio, como a mitocôndria. Também se autoreproduzem e se encaixam na teoria endossimbiôntica.
Os cloroplastos são responsáveis pela fotossíntese. Os leucoplastos são responsáveis por reservas, por exemplo, de amido.
RIBOSSOMOS:
Fazem a síntese de proteínas, e aparecem tanto em procariontes quanto eucariontes. Lêem o RNA mensageiro e transformam informações do núcleo em proteína.
RETÍCULOS ENDOPLASMÁTICOS:
Só aparecem nas eucariontes e ficam próximos ao núcleo. São muito presentes no fígado porque desintoxicam a célula, por exemplo, no caso de um porre. Existem dois tipos: o rugoso (RER) e o liso (REL). Rugoso: tem associações com os ribossomos, e por isso participam na síntese de proteínas. O liso: pode receber e transportar proteínas e faz a síntese dos lipídeos.
COMPLEXO DE GOLGI:
Só tem nas eucariontes, produz membrana plasmática e reserva substâncias não utilizadas, produz lisossomos, além de que na célula vegetal produz parede celular. Também forma o acrossomo, que é a “Cabeça” do espermatozoide, que contem enzimas para degradas a zona pelúcida do óvulo e entrar no núcleo do mesmo.
LISOSSOMO:
Participa da digestão celular, e possui enzimas hidrolíticas. Realiza três tipos de processos: AUTOLISE:

Relacionados

  • Bioquimica
    9065 palavras | 37 páginas