Organelas Biologia Nati

396 palavras 2 páginas
RIBOSSOMOS
São formados a partir do RNA ribossômico e são responsáveis pela produção de proteínas. Os ribossomos podem ser encontrados ou aderidos a paredes do retículo endoplasmático rugoso, ou livres.

COMPLEXO DE GOLGI

Localiza-se próximo ao núcleo celular e é formado por sáculos achatados e vesículas. É a organela responsável pela secreção celular.

MITOCÔNDRIAS
Encontradas em quase todas as células eucariotas, incluindo animais, plantas, fungos e a maioria dos protistas. Assim como os cloroplastos, estas organelas possuem material genético próprio. A função das mitocôndrias é produzir energia (ATP) a partir de processos metabólicos.

RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO (REL)
Dentre as várias funções deste retículo, destaca-se a síntese de lipídeos como fosfolipídeos, óleos e esteroides (incluindo os hormônios sexuais estrogênio e testosterona).
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO (RER)
Por apresentar ribossomos ligados à sua membrana externa, o RER também é responsável pela síntese proteica, mas a maioria das proteínas será secretada.

LISOSSOMO
Originários do aparelho de Golgi, os lisossomos são bolsas membranosas que contêm enzimascapazes de digerir substâncias orgânicas. Estas organelas são as responsáveis pela digestão intracelular e a sua produção excessiva pode destruir uma célula por autodigestão.

CENTRÍOLOS
Os centríolos não são envolvidos por membrana, atuam no processo de divisão celular e também estão ligados à organização do citoesqueleto e aos movimentos de flagelos e cílios.

CLOROPLASTOS
Organelas presentes em células de plantas e em alguns organismos fotossintetizantes, os cloroplastos são responsáveis pela produção fotossintética dos carboidratos.

VACÚOLO
Vacúolos digestivos: são próprios das células do tipo fagocitárias e se associam à atuação das enzimas lisossômicas, promovendo a formação de outros vacúolos, sendo estes, vacúolos primários e vacúolos

Relacionados